app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA04052024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/05/2024 - Matéria atualizada em 04/05/2024 às 04h00

Empresas

Em Alagoas, de acordo com dados da Juceal, a abertura de empresas relacionadas ao mercado de animais domésticos cresceu 71,34% nos últimos cinco anos.

Indústria

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em março deste ano, na comparação com fevereiro. No mês anterior, a indústria havia crescido 0,1%. O crescimento em dois meses não foi suficiente para recuperar a perda de 1,1% no setor em janeiro.

Produção

Os dados da Produção Industrial Mensal (PIM) foram divulgados pelo IBGE. A pesquisa mostra que, na comparação com março de 2023, foi registrada uma queda de 2,8%. A produção industrial acumula altas de 1,9% no ano e de 0,7% no período de 12 meses.

Cartão

Após dois meses consecutivos de queda, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo apresentou, em março, aumento de 9,4 pp, atingindo 421,3% ao ano. Os dados constam das Estatísticas Monetárias e de Crédito do BC.

Rotativo

O crédito rotativo dura 30 dias e é tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.

Turismo

A alta temporada do turismo de 23/24 obteve o maior volume de receitas em uma década. Foi o que revelou um estudo com dados compilados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a pesquisa, o volume arrecadado chegou a um total de R$ 162,2 bilhões. Houve ainda um aumento de 1,4% em relação a mesma temporada de 22/23.

Coco

A Unicafes-AL e a Coopaiba promovem de Campo voltado para a integração da produção de coco e a citricultura. A atividade acontece sexta-feira, 17, em uma propriedade modelo, situada no povoado Penedinho, em Piaçabuçu, a partir das 8h.

Produtivo

Os participantes do Dia de Campo vão poder conhecer o funcionamento do modelo de quintal produtivo e a biblioteca virtual com tipos de solos, pragas, irrigação e com as variedades do coco e subprodutos. Além de visita guiada a propriedade, os agricultores vão assistir uma palestra sobre o tem “integração de lavouras”.

Incentivo

O coordenador técnico da Coopaiba, Rafael Manoel, destaca a dinâmica da integração do coqueiro com a citricultura por meio do plantio do limão. “A Coopaiba tem incentivado a cultura do coco em consórcio com a proposta de trabalhar, por exemplo com polpas de frutas no futuro, a partir da cultura do limão e do caju. Nesse dia, teremos o modelo do quintal produtivo que vai demonstrar, na prática, como funciona o consórcio de frutíferas. São iniciativas que buscam experiências mais rentáveis para a agricultura familiar”, informou.

Mais matérias
desta edição