app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Opinião

Realidade persistente .

.

Por Editorial | Edição do dia 03/05/2024 - Matéria atualizada em 03/05/2024 às 04h00

O Ministério da Educação vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser aplicados em todas as instituições de ensino do País - públicas e privadas.

A questão é pertinente. Uma pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) coloca o ambiente escolar no topo da lista de locais em que os brasileiros mais afirmam ter sofrido a violência racial. A cada 10 pessoas que relatam ter sofrido o racismo no Brasil, 3,8 foram vítimas da violência em escolas, faculdades ou universidades.

Levantamento divulgado no ano passado mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para atender à legislação. Outro estudo divulgado este ano indica que cerca de 90% das turmas de educação de creche e pré-escola ignoram temas raciais.

Manifestado de diversas formas, desde pequenas agressões até violências explícitas, o racismo cria um ambiente hostil e desigual. Deve ser combatido com a punição dos agressores e também com campanhas de conscientização.

Mais matérias
desta edição