Caderno B
Luiz de Assis apresenta seu 'Estilo Mundaú' no Arena
Cantor flerta com sound system jamaicano em show com ingressos a preços populares


Referência do reggae alagoano, Luiz de Assis mostra que está disposto a se reinventar, flertando com diversos ritmos e com projetos diversos. Desta vez, o público alagoano verá o músico no show “Sound System”, no projeto Quinta no Arena, nesta quinta-feira, 17, flertando com o ritmo jamaicano. O espetáculo será no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Deodoro), a partir das 19h30.
No show, Luiz de Assis (voz) estará com Carlos Peixoto (DJ). A produção é de Sidney Sena. Toninho ZS e Pedro Soares (Unidade Noiva Praia) fazem participações especiais. A classificação é de 12 anos. O repertório traz uma mistura de ritmos brasileiros e jamaicanos, resultando no que Luiz de Assis chama de “Estilo Mundaú”.
O ingresso custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, de terça a domingo, das 14h às 18h, e, no dia do show, até o início da apresentação.
“O melhor da oportunidade de apresentar um show no Teatro de Arena é o fato de ser um teatro mais intimista, isso faz com que o artista esteja próximo do público. A proposta do show é apresentar um pouco do universo Sound System, estilo Jamaicano, um reggae mais “eletronizado”, inevitavelmente com sotaque e influências rítmicas alagoanas, será a fusão entre o estilo jamaicano e o estilo Mundaú”, conta Luiz de Assis.
Cantor e compositor há pouco mais de 20 anos, Luiz de Assis, sergipano radicado em Alagoas, tem variadas influências. Une o cancioneiro brasileiro aos ritmos africanos, jamaicanos, passeando pelo rock, blues, R&B, jazz, soul e toda a música negra. Liderando a banda de reggae Vibrações, a qual fundou no ano de 1998, já cantou e tocou em diversos estados do Brasil, além de gravar músicas em parceria com ícones do rap e do reggae.
Atualmente, tem dialogado cada vez mais com o sound system jamaicano, ligando os cantos dos toasters de kingston à música brasileira, ousando juntar a mandinga do bumba meu boi alagoano às melodias sincopadas do ragamuffin para dar origem ao estilo mundaú.
Com seu trabalho, há quase 21 anos à frente da Banda Vibrações, Luiz de Assis tem levado o nome de Alagoas e difundindo a cultura regional por várias partes do país, em shows e festivais nacionais. Em Alagoas, Luiz tem participado de diversos festivais, sendo vencedor de alguns deles, como o FEMUSESC, o 1º Festival de Música do Instituto Zumbi dos Palmares e Em Cantos de Alagoas.
O músico também já esteve em projetos, como Misa Acústico e Teatro Deodoro é o Maior Barato, e tem participação, ainda, em ações voluntárias, a exemplo do trabalho como professor na comunidade Eldorado, no Feitosa, ensinando violão para jovens entre 10 e 16 anos de idade.