app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Caderno B

Democracia em Vertigem ganha força para o Oscar

Filme faz análise da ascensão e queda de Lula e Dilma e da polarização no Brasil atual

Por Editoria de Cultura | Edição do dia 26/10/2019 - Matéria atualizada em 28/10/2019 às 15h19

Foto: Divulgação/Orlando Brito
 

Na última quinta-feira (24) foi divulgada a lista completa dos indicados para o 29º Gotham Awards, premiação do cinema independente e que é considerada um dos termômetros do Oscar. Aumentando as chances de ser indicado ao principal prêmio do mercado cinematográfico, Democracia em Vertigem foi uma das indicações ao Gotham.

Na categoria de Melhor Filme, Uncut Gems, estrelado por Adam Sandler, e As Golpistas, protagonizado por Jennifer Lopez, são as grandes surpresas da lista. Além deles, Uma História de Casamento, The Farewell e Waves completam as indicações.

Democracia em Vertigem, documentário da Netflix dirigido pela brasileira Petra Costa, garantiu seu nome na categoria em questão. Na produção, a diretora faz uma análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma e a polarização da nação brasileira. Ao lado dele concorrem Viajante da Meia-Noite, Apollo 11, Indústria Americana e One Child Nation.

Adam Sandler, ator que vem sendo cotado para uma indicação ao Oscar, está na lista de Melhor Ator por Uncut Gems, enquanto Adam Driver concorre por Uma História de Casamento e Willen Dafoe foi nomeado por sua atuação em O Farol. Já na categoria de Melhor Atriz, as atrizes Elisabeth Moss e Florence Pugh concorrem por Her Smell e Midsommar - O Mal Não Espera A Noite, respectivamente.

Partindo para as séries, Chernobyl (HBO) e Olhos que Condenam (Netflix) concorrem como Séries de Longa Duração, enquanto Boneca Russa (Netflix) e Undone (Amazon Prime Video) aparecem na lista de Série de Curta Duração.

O Gotham Awards vai anunciar os seus vencedores em 2 de dezembro, em cerimônia em Nova York.

Mais matérias
desta edição