app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5859
Caderno B

O adeus a Jorge Fernando

Classe artística de luto: ator e diretor morreu aos 64 anos e comoveu colegas e público

Por Editoria de Cultura com Folhapress | Edição do dia 29/10/2019 - Matéria atualizada em 29/10/2019 às 14h39

Foto: GLOBO
 

O diretor e ator Jorge Fernando, 64, da TV Globo, morreu na noite de domingo (27) no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por plantão do Fantástico, da Globo, no início da madrugada dessa segunda (28).

Ele havia sido internado na tarde de domingo após se sentir mal. Jorge Fernando se recuperava das sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido em janeiro de 2017.

Segundo informações do Hospital Copa Star, Fernando deu entrada no final da tarde devido a uma parada cardíaca em decorrência de um aneurisma.

Nascido na zona norte do Rio de Janeiro, em 1955, ele começou a carreira artística aos 17 anos, ao adaptar para um monólogo a peça “The Zoo Story”, de Edward Albee. Na Globo, a estreia como ator foi em 1978, no seriado “Ciranda, Cirandinha”, voltado ao público jovem.

Como ator, Jorge Fernando participou ainda das novelas “Pai Herói” e “Água Viva”. Começou a trabalhar como diretor em 1980, na novela “Coração Alado”, de Janete Clair. Depois, trabalhou como ator e diretor ao lado de Roberto Talma e Guel Arraes na novela “Jogo da Vida”, de Silvio de Abreu, um de seus grandes parceiros.

Participou de novelas como “Guerra dos Sexos”, “Cambalacho”, “Que Rei Sou Eu?”, “Rainha da Sucata” e “Vamp”. Assinou a direção artística em “Chocolate com Pimenta”, “Alma Gêmea”, “Sete Pecados”, “Caras e Bocas”, e nos remakes de “Ti Ti Ti” e “Guerra dos Sexos”.

Também comandou programas musicais da Globo e dirigiu espetáculos teatrais como “Não Fuja da Raia”, estrelado por Claudia Raia.

No espetáculo teatral “Boom”, estrelado por ele mesmo, Jorge Fernando cantava, dançava e interpretava vários personagens.

Entre os trabalhos de Jorge Fernando no cinema estão “Sexo, Amor e Traição” e “A Guerra dos Rocha”. Em 2012, levou ainda para o teatro “Salve Jorge”, um espetáculo autobiográfico que reunia histórias vividas por ele no teatro, no cinema e na TV.

O último trabalho como diretor na televisão foi a novela “Verão 90”, que acabou em julho deste ano.

Jorge Fernando deixa mãe, irmã, dois sobrinhos e dois sobrinhos netos.

O ator e diretor será velado nesta terça (29), no cemitério da Penitência, com acesso liberado ao público entre 8h e 10h.

Mais matérias
desta edição