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Nº 5856
Caderno B

LÍLIA CABRAL VIVE VIRGEM DE 50 ANOS EM ‘MARIA DO CARITÓ’

Lília Cabral encomendou o roteiro e ajudou a transformar em filme; filme está em cartaz

Por CLARA BALBI/ FOLHAPRESS | Edição do dia 08/11/2019 - Matéria atualizada em 08/11/2019 às 04h00

Foto: FOLHAPRESS
 

“Odeio essa palavra, ‘encalhada’”, diz a atriz Lília Cabral. É difícil, porém, se esquivar dela ao descrever o papel da atriz em “Maria do Caritó”, que chega agora aos cinemas. Virgem aos 50 anos, ela não deu nem um beijo sequer. Até seu apelido reflete o estado civil -caritó é como os nordestinos chamam um nicho de prateleira onde guardam os objetos perigosos para as crianças, além de eufemismo para as mulheres mais velhas que não se casaram.

Cabral, que encomendou o texto e ajudou a transformá-lo em filme, retorna ao papel quase uma década depois de estreá-lo nos palcos cariocas, em 2010. Na trama, vive uma mulher que, por causa de uma promessa do pai ao desconhecido santo Djalminha, permanece casta entra ano, sai ano -e contra a vontade.

A pouca probabilidade da coisa faz com que ela seja considerada milagreira na cidadezinha onde vive, a fictícia Úrsula. E se torne alvo de um coronel (Leopoldo Pacheco) que deseja usá-la como cabo eleitoral na campanha para prefeito.

A única esperança de Caritó para se livrar da “teia de aranha consagrada” é, então, se casar. De preferência com o garanhão Anatoli, que chega na cidade com o circo capitaneado por Teodora.

Autor da peça original, o dramaturgo Newton Moreno assina a adaptação para o cinema ao lado do roteirista José Carvalho. Com a ajuda do diretor João Paulo Jabur, retratam um Brasil mítico decorado de chita e herdeiro de Ariano Suassuna, onde abundam os neologismos (galã é galão, imobilizado é imobilítico) e os personagens arquetípicos, entre padres corruptos e donzelas sedutoras.

“O filme não é datado em termos de lugar ou tempo. Você só entende que ele se passa em algum lugar do interior do Brasil e em algum momento do século 20”, diz Jabur, diretor de novelas da Globo à frente do primeiro longa.

Ele cita a mescla de referências dos figurinos, que vão dos vestidos dos anos 1950 de Caritó à maquiagem da década de 1980 da noiva do coronel como exemplo dessa atemporalidade, além dos raros aparatos tecnológicos em cena.

Ainda assim, os tempos atuais despontam aqui e ali. O pot-pourri que Caritó grava em fita cassete (e que pronuncia, de forma hilária, “pou-pourrite”) tem a “Paradinha” de Anitta, o sertanejo “Infiel”, de Marília Mendonça, e “Fogo e Paixão” de Wando.

Uma declaração do coronel de que, se eleito, acabaria com a Secretaria de Cultura da cidadezinha soa como uma referência à extinção do Ministério da Cultura pelo atual governo, apesar de a fala estar presente desde a montagem inicial da peça, uma década atrás.

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