app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Caderno B

MÉDICO ARAPIRAQUENSE LANÇA LIVRO NO BRASIL E EM LONDRES

“A Ciência da Gratidão” foi escrito a partir de experiência pessoal e fala sobre depressão

Por LARISSA BASTOS, COM ASSESSORIA | Edição do dia 12/11/2019 - Matéria atualizada em 12/11/2019 às 16h02

Jean Rafael uniu trajetória vivida em hospitais e clínicas e lições tiradas após passar por processo depressivo
Jean Rafael uniu trajetória vivida em hospitais e clínicas e lições tiradas após passar por processo depressivo - Foto: Divulgação
 

Doença mais comum do planeta, a depressão já é considerada o mal do século. Atualmente, mais de 11 milhões de pessoas em todo o Brasil são atingidas pelo problema - em todo o mundo, são mais de 300 milhões. E, apesar de cada vez mais discutida, é preciso continuar falando sobre ela. Tanto é que foi isso que o médico Jean Rafael decidiu fazer. Unindo a trajetória vivida em hospitais e clínicas e a experiência própria após passar por um processo depressivo, ele escreveu “A Ciência da Gratidão".

O livro, editado pela Literare Books, será lançado no final do mês, no dia 21, em Arapiraca, cidade natal do autor. O lançamento acontece no fórum de negócios “Sucesso com Qualidade de Vida”, que terá ainda palestras no formato pocket ministradas por Adriana Albuquerque, Arthur Cavalcante, Lucia Alves, George Chaves, Silvia Patriani e Gerardo Campana. Após as apresentações, Jean participa de uma sessão de autógrafos.

“Esse evento é uma oportunidade de reunir pessoas que têm muito a contribuir no que estamos buscando: orientar pessoas sobre as estratégias para uma vida com qualidade, sentido, propósitos e autoconhecimento”, ressalta o médico.

Mas Jean não pretende parar por aí. Depois do Agreste alagoano, virão ainda Maceió, São Paulo e Londres. Na capital alagoana, a obra será apresentada no dia 22. Já no dia 26, ele participa de um evento com leitores do Sudeste do País na Livraria Cultura, na Avenida Paulista. O médico ainda viaja para a Europa, com lançamento marcado pra Londres no dia 30.

“Acho que a prática da gratidão tem me dado todos esses presentes. Um exercício diário que não é fácil, mas é possível, e o resultado nos dá o equilíbrio necessário para seguir a vida com calma e motivação. A gratidão é um importante apoio no processo de cura”, destaca ele, que também é professor, mestre e coordenador da disciplina de Saúde, Ciência e Espiritualidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Ciência da Gratidão relata a experiência particular do alagoano no processo de cura da doença, com apoio do médico Dr. Smith, personagem marcante na obra literária. “Através de diálogos e informações científicas chegamos a esse livro, que apresenta ao leitor provas de que a gratidão pode ser um auxiliar na cura, trazendo benefícios reais para o corpo, contribuindo também no gerenciamento do estresse”, explica.

Jean Rafael uniu trajetória vivida em hospitais e clínicas e lições tiradas após passar por processo depressivo
Jean Rafael uniu trajetória vivida em hospitais e clínicas e lições tiradas após passar por processo depressivo - Foto: Divulgação
 

Mais matérias
desta edição