Caderno B
HORA DE ACENDER AS LUZES
Cinco mil integrantes de grupos de folguedos se reúnem para um cortejo natalino e para o acendimento da decoração temática na orla de Maceió


Exatamente um mês antes da véspera do Natal, integrantes de folguedos de Alagoas se reúnem para um cortejo natalino na orla de Maceió. O evento será neste domingo, 24 de novembro, e celebra a chegada do Natal e as tradições populares relacionadas à data. O cortejo também marca o início da terceira edição do projeto Natal dos Folguedos, da Prefeitura de Maceió, além do acendimento da iluminação temática, considerada um atrativo simbólico e turístico da orla maceioense. Segundo a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o cortejo do Natal dos Folguedos terá a participação de cinco mil integrantes, de 101 grupos alagoanos. A concentração será na Praça Gogó da Ema, a partir das 16h, e sairá em direção à Praça Multieventos, onde haverá uma homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres. Entre os grupos participantes está a Banda de Pífanos do Mestre Bia, da cidade de Viçosa. Além dos folguedos de Maceió, grupos do interior de Alagoas foram convidados pela prefeitura para participarem do cortejo. De acordo com Vinicius Palmeira, presidente da Fmac, é uma maneira de reconhecer os grupos e, ainda, realizar uma grande confraternização da cultura de Alagoas, na capital. “Para a abertura das nossas festividades de fim de ano, convidamos grupos que são da Região Metropolitana de Maceió, a exemplo de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Queremos integrá-los a esse momento tão importante e emblemático para a nossa cultura popular e para a nossa cidade”, destacou. Para além do cortejo, grupos culturais e bandas foram selecionados por meio de edital e compõem a programação musical do principal palco do Natal dos Folguedos, na Praça Multieventos, nos dias 23, 29 e 30 de novembro e nos dias 1ª, 6, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro. Nos próximos dias 7 e 8 também ocorre a tradicional Festa das Águas. A programação ainda não foi divulgada, mas deve integrar o calendário oficial.
CIDADE ILUMINADA
Neste ano, a iluminação decorativa ganhou um reforço especial, segundo a Prefeitura. A ornamentação natalina da cidade contará com 7.300 metros de pisca-pisca, 2 mil metros de mangueiras decorativas, 950 projetores de LED, uma árvore de 20 metros, duas árvores de 10 metros, dois portais, 258 ornamentos de poste e outros ornamentos de chão, como árvores, renas, trenós, velas e anjos. Na parte baixa, duas novas localidades ganharão iluminação temática, a rua Dr. Lessa de Azevedo e o Corredor Vera Arruda. Um calendário da prefeitura prevê que as luzes sejam acesas hoje (Centro), no dia 24 (orla), junto com o início do Natal dos Folguedos, e 25 de novembro (corredor Vera Arruda).
REFORÇO NO TURISMO
Entre os destaques da programação deste ano, estão as projeções mapeadas com temática natalina, que contam a história do Papai Noel nordestino, de férias em Maceió, conhecendo pontos turísticos, gastronomia e folguedos. A ação será repetida aos sábados. Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, o Natal dos Folguedos é um dos principais eventos do calendário turístico de Maceió, sendo um atrativo turístico importante durante a alta temporada. “O Natal dos Folguedos é um momento que pode ser aproveitado tanto pelos turistas que visitam a capital alagoana como pela população maceioense. É um momento especial, que celebra a cultura nordestina e festeja a abertura do Verão na capital. O acendimento das luzes da cidade e a decoração natalina, instalada pela Prefeitura de Maceió, momento também bastante esperado, prometem surpreender. Estamos ansiosos e na certeza que será uma temporada histórica”, ressaltou o gestor.