loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Caderno B

Caderno B

O VERÃO DE JARAGUÁ

Eventos buscam turbinar programação do verão de Maceió levando movimentação cultural da orla para o histórico bairro maceioense

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem O VERÃO DE JARAGUÁ
| Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

Após um Natal dos Folguedos com forte repercussão entre os maceioenses, a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (Fmac) apresentou uma agenda de verão “para fazer jus ao evento do ano passado”. O projeto reuniu mais de 100 grupos de folguedos alagoanos, além de bandas e grupos culturais da capital. A programação da nova iniciativa irá se encerrar com os festejos de Carnaval, que irão do dia 22 ao dia 25 de fevereiro e ocupará pelo menos oito polos. A programação começará com a Batucada Literária, onde uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) busca, novamente, valorizar o bairro histórico do Jaraguá. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro. O último evento realizado pela universidade no bairro marcou o ano de 2019 na capital: a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contou com convidados ilustres e uma infraestrutura que conquistou os corações dos alagoanos, que logo passaram a reivindicar uma maior ocupação do bairro, tão rico quanto esquecido. Vinicius Palmeira, presidente da FMAC, confirma em nota que além de compor a agenda do verão maceioense, o evento busca valorizar o bairro e aumentar a movimentação, atraindo tanto os nativos do Paraíso das Águas quanto os turistas que vêm apreciar suas belezas. “Iremos aquecer o verão da nossa cidade com a Batucada Literária, que irá promover na Rua Sá e Albuquerque diversas atividades culturais e literárias, relembrando um pouco a nona Bienal do Livro e o Natal dos Folguedos”, disse.

‘PÍLULA DE BIENAL’

O Batucada Literária é uma iniciativa conjunta da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e da Prefeitura de Maceió. De acordo com Elvira Barretto, que coordenou a histórica 9ª Bienal do Livro, a ideia surgiu após grupos e movimentos culturais pedirem “uma pílula de Bienal” e um consequente retorno do efervescente movimento que tomou as ruas do bairro histórico naqueles 10 dias de evento. “Comentei sobre esses pedidos com a reitora e que havia uma proposta do Vinicius Palmeira para aquecer o verão da capital ocupando o Jaraguá. Então as ideias convergiram para a grande festa literária que será realizada”, explicou a coordenadora da Bienal, que também coordena o evento de bolso. Ela ainda adianta alguns aspectos dessa Batucada Literária, que começará às 18h da sexta-feira (18) e segue durante todo o sábado (19), na Rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá.

“Estamos com parcerias diversas e esperamos ter uma mostra de cinema, uma edição especial do projeto Chá de Memória - que vira Suquinho de Memória - no Arquivo Público. O Rex Jazz Bar também integrará o circuito, além de contarmos com cinco palcos. A ideia é promover um diálogo entre as linguagens artísticas e culturais, a partir da nossa literatura”, diz, acrescentando que haverá uma edição especial do cortejo cultural, destaque do Natal dos Folguedos, com a participação confirmada de 11 grupos culturais. Além disso, a programação contará com feira de livros, mesas para debates e shows na escadaria da Associação Comercial. “Nós, da Ufal, estamos bastante entusiasmados com o papel que a universidade vem desempenhando junto à sociedade alagoana. A Bienal foi uma grande homenagem ao povo alagoano e uma grande vitrine para talentos que passaram por ali. Então, a ideia é encerrar a gestão da professora Valéria Correia, reafirmando essa marca de respeito e de compromisso social da universidade com Alagoas”, finaliza Elvira Barretto. Seguindo a programação, o verão cultural de Maceió terá o Xangô Rezado Alto, no dia 31 de janeiro. É a nona edição do evento, que busca divulgar a cultura afro-brasileira e conscientizar o povo contra a intolerância religiosa através da arte.

DO XANGÔ AO CARNAVAL

Na nona edição, o Xangô antecede as prévias carnavalescas, que neste ano acontecerão entre os dias 14 e 16 de fevereiro, quando o Jaraguá Folia deve atrair dezenas de blocos para as ruas do tradicional bairro maceioense. Segundo Keyler Simões, diretor de Produção Cultural da Fundação, o edital para ajuda de custo na realização dos blocos está confirmado para 2020. Parte das estruturas das prévias será por conta do órgão.

“Disponibilizaremos pontos de apoio para os trabalhos que serão desenvolvidos pelas equipes da Polícia Militar de Alagoas, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social e Vigilância Sanitária de Maceió, durante as prévias carnavalescas. Também será responsabilidade da Fundação a disponibilização de banheiros químicos”, afirma Keyler Simões.

O verão maceioense se encerra com honras no Carnaval, que acontecerá em pelo menos oito polos entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A programação será descentralizada e por conta dos diferentes realizadores da tradicional festa que ocupa as ruas da capital alagoana.

Relacionadas