loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 29/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

Caderno B

FILME ALAGOANO ABRE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ELENCO

O filme ‘Samuel foi trabalhar’ foi um dos selecionados por edital da prefeitura de Maceió

Ouvir
Compartilhar
Lucas Litrento e Janderson Felipe assinam roteiro e direção de ‘Samuel foi trabalhar’
Lucas Litrento e Janderson Felipe assinam roteiro e direção de ‘Samuel foi trabalhar’ | Foto: Divulgação

Escrito e dirigido por Janderson Felipe e Lucas Litrento, o curta-metragem ‘Samuel foi trabalhar’ está com inscrições abertas para composição de elenco, conforme anúncio da Céu Vermelho Fogo, que assina a produção do filme. A obra foi selecionada no Edital do Audiovisual de Maceió, executado ainda no ano passado pela Fundação Municipal de Apoio Cultural (Fmac). O filme passeia pelos gêneros da comédia, do musical e do terror, numa narrativa que enfoca o cotidiano de personagens das periferias de Maceió em ambientes de trabalho informal. “Diariamente, milhares de pessoas atravessam a cidade de Maceió para trabalhar. Muitas delas são jovens que se encaixam no mercado de trabalho através de empregos informais. A possibilidade de ter a carteira de trabalho assinada é sempre remota. Para além das responsabilidades trabalhistas e das dificuldades que a vida adulta pode apresentar, esses jovens vivem seus dramas e querem se divertir, fazer arte, viver a vida”, destaca o diretor Lucas Litrento. Para Janderson Felipe, a proposta do filme é “fazer uma leitura sensível sobre essa condição de trabalho no contexto maceioense, retratando as especificidades desse microverso”. Para representar esses dramas, o filme se inspira nas possibilidades visuais do cotidiano dos personagens, para criar novas formas de visibilizar conflitos. “A musicalidade que permeia o filme é o som da periferia. Especialmente estes três gêneros: o reggae, o rap e o brega funk, estilos marginalizados”, aponta Janderson. Na obra, segundo os diretores, haverá o cuidado de não apenas mostrar essas músicas durante a narrativa, mas de contextualizar os seus locais de origem: a batalha de rima, o baile de reggae e o duelo do brega funk.

QUEM PODE SE INSCREVER

A produção busca pessoas que encaixem nas características dos personagens, conforme lista postada no perfil do Instagram “@samuelfoitrabalharcurta”. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro, por meio do preenchimento de formulário, disponível em “http://encurtador.com.br/BFOQU”. Após o preenchimento, o candidato deve enviar dois vídeos: o primeiro se apresentando e respondendo à pergunta "Como seria o trabalho perfeito pra você?"; o segundo com 30 segundos em silêncio. Os vídeos devem ser enviados para o email “[email protected]” ou para o número (82) 99601-2893 (WhatsApp). É o primeiro chamado público que advém dos contemplados pelo edital da prefeitura de Maceió, que destinou R$ 6 milhões para o setor no ano passado. O aporte, segundo realizadores entrevistados na época, significa um divisor de águas no cinema alagoano, que vem de um ano de conquistas, com representação nos principais festivais e mostras de cinema do Brasil.

SOBRE A PRODUTORA

Shorts Youtube
Play
PC Gusmão detalha processo para CRB se tornar clube formador - 29/7/26

PC Gusmão detalha processo para CRB se tornar clube formador - 29/7/26

Play
PC Gusmão explica como está a resolução do transfer ban do CRB - 29/7/26

PC Gusmão explica como está a resolução do transfer ban do CRB - 29/7/26

Play
PC Gusmão define qual perfil de contratação para o CRB - 29/7/26

PC Gusmão define qual perfil de contratação para o CRB - 29/7/26

Play
PC Gusmão avalia o que falta para o CRB subir de divisão - 29/7/26

PC Gusmão avalia o que falta para o CRB subir de divisão - 29/7/26

Play
Início das atividades para o CSA - 29/07/2026

Início das atividades para o CSA - 29/07/2026

Céu Vermelho Fogo Filmes é uma produtora cinematográfica sediada em Maceió, dedicada à realização de filmes e projetos de formação. Fundada em 2016 por Alê Moretti, Pedro Verdino e Ulisses Arthur, busca a realização de conteúdos autorais que compreendam o cinema como uma ferramenta transformadora. Narrativas irreverentes que tangenciam questões sensíveis do mundo e estimule a imaginação criativa dos espectadores.

Relacionadas