app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5861
Caderno B

MUNGUNZÁ DO PINTO: CARNAVAL COM SABOR DE ALAGOAS

Terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada terá evento tradicional no sábado (8)

Por MAYLSON HONORATO/ COM ASSESSORIA | Edição do dia 06/02/2020 - Matéria atualizada em 06/02/2020 às 06h00

Pinto da Madrugada sairá no dia 15 de fevereiro e reúne mais de 20 agremiações
Pinto da Madrugada sairá no dia 15 de fevereiro e reúne mais de 20 agremiações - Foto: Ailton Cruz
 

Na contagem regressiva para o carnaval, a terceira semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada chega com sabor de Alagoas e será aberta pelo tradicional “Mungunzá do Pinto”. O evento ocorre no próximo sábado (8), a partir das 7 da manhã e deve levar centenas de foliões para a orla da Ponta Verde, em Maceió. O Mungunzá do Pinto da Madrugada faz parte do calendário das prévias carnavalescas da cidade e sempre é saboreado ao som do frevo. O público se concentrará em frente ao Hotel Ponta Verde para dançar ao som da banda Pajuçara no Frevo e admirar o ritmo do grupo Pintando no Frevo. “Nosso mungunzá faz parte da história do Pinto da Madrugada há mais de 20 anos. Foi no café da manhã do Hotel Ponta Verde que os fundadores tiveram a ideia de começar este bloco e hoje eles são nossos parceiros, fazendo esta festa acontecer junto conosco. Mas o grande diferencial do nosso mungunzá, sem dúvidas, é a alegria do folião, é o amor do povo alagoano pela cultura de nosso estado, o sorriso do turista que veio aproveitar a praia e se depara com uma grande festa”, ressalta Hermann Braga, diretor do Pinto da Madrugada. O mungunzá é distribuído gratuitamente e tem até disputa de quem consegue comer mais. “Para selar nossa tradição, vai ter também a disputa pela tigela de ouro, prata e bronze para os comilões que ensaiam os passos para o carnaval”, afirma Hermann. A expectativa é receber mais de duas mil pessoas para se deliciar com mungunzá e muito frevo no pé.


PRÉVIAS DO PINTO

O grande dia do Pinto da Madrugada será em 15 de fevereiro, quando o mega bloco reúne milhares de foliões em mais de vinte agremiações. A contagem regressiva começou duas semanas atrás, com a participação da orquestra oficial do bloco no evento Batucada Literária, da Prefeitura de Maceió. Nesse último fim de semana, a programação foi dedicadas às crianças, que participaram de uma trilha ecológica no Parque do Horto e de um bailinho carnavalesco no Maceió Shopping.


ROCK MARACATU

A data está marcada: no dia 15 de fevereiro o bloco ‘Rasgando o Couro - Rock Maracatu’ ganha as ruas de Maceió e deve ser um dos destaques deste carnaval. O bloco é um dos 20 que acompanha o Pinto da Madrugada e evidencia os clássicos do rock nacional e internacional, temperados com o sonoro maracatu. Este ano, o bloco homenageia as mulheres, com o tema “O Batuque é Delas”. A programação começa a partir das 9h, com concentração em frente ao antigo CRB, na Pajuçara. Logo depois, os grupos saem em desfile pela orla de Maceió. Na segunda edição do Bloco Rasgando o Couro - Rock Maracatu, a cantora Fernanda Guimarães, diretora do evento, se une a Carlinhos Palmeira e Pacheco Vital, nas guitarras, Anderson Almeida, no baixo, e 45 rockbatuqueiros das alfaias: caixas, agogôs, xequerês e gonguês, que garantirão a animação do começo ao fim do percurso. A cantora e instrumentista Lucy Alves é a convidada deste ano.

Mais matérias
desta edição