CIRCO SE ADAPTA À QUARENTENA E FAZ ESPETÁCULO NO INSTAGRAM
Circo instalado em Marechal Deodoro fará segunda live neste domingo de Páscoa
Por MARIA CLARA ARAÚJO*/ ESTAGIÁRIA | Edição do dia 10/04/2020 - Matéria atualizada em 10/04/2020 às 06h00
![Ideia é combater ociosidade dos circenses e mobilizar população para ajudar artistas](https://cdn.gazetadealagoas.com.br/img/inline/270000/CIRCO-SE-ADAPTA-A-QUARENTENA-E-FAZ-ESPETACULO-NO-I0027250400.jpg?xid=492850)
A classe artística brasileira foi atingida em cheio após a crise ocasionada pela proliferação do novo coronavírus. Aqui em Alagoas não foi diferente, principalmente com os artistas circenses, que vivem dos picadeira espalhados pelo estado, sobrevivendo das bilheterias. O Circo Real Bandeirantes, instalado na cidade de Marechal Deodoro, é um exemplo. “A gente depende da bilheteria, a gente depende do circo. Parou. Acabou.” diz Sandra. O circo não esconde a tristeza e as dificuldades que estão enfrentando sem o público e pedem por ajuda. Mas, para espantar toda tristeza e a ociosidade e, ainda, animar o astral de todos e principalmente da criançada, o Circo Real Bandeirante fará, pela segunda vez, um espetáculo virtual, diretamente do Instagram, no domingo (12), às 20h30. De acordo com Sandra, conhecida como Mulher Goiaba, a situação dos itinerantes que viajam com os circos pelo país, é desesperadora. “...A gente tá sem alimento, tá com o bujão seco”, diz a artista. Ela, assim como toda a família, é circense do Circo Real Bandeirantes, com 30 anos de tradição. O circo está instalado no bairro Taperaguá, em Marechal Deodoro. Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, Sandra junto de sua família e integrantes do circo, contam sobre os impactos que ficar sem as apresentações e o público e pedem ajuda aos moradores da cidade. “Estamos impossibilitados de funcionar e de se mudar. Por isso, vimos até você pedir 1kg de alimento não perecível para que possamos atravessar essa crise do coronavírus. Esperamos que essa crise passe logo, para que possamos trazer alegria e diversão para você e sua família”, diz Josivaldo Chagas, da direção do circo.
ADAPTAÇÃO
Assim como muitos artistas estão fazendo shows virtuais pelas redes sociais, o circo Real Bandeirante entrou na moda e fez seu primeiro espetáculo virtual no domingo passado, pelo instagram. Segundo Josivaldo, a live atraiu bastante pessoas e repercutiu a situação do circo, o que aumentou as doações. “A população de Marechal e de Maceió são show para ajudar.” comentou Josivaldo, agradecido pela ajuda do público. O espetáculo conta com a participação dos oito artistas que já fazem parte do circo e participação especial de alguns convidados. As atrações são as mesmas do espetáculo normal, porém com uma duração reduzida, já que a duração normal do show é de duas horas e a do virtual é de mais ou menos uma hora. Devido ao sucesso da primeira live ficou decidido que haverá apresentações virtuais durante toda a quarentena e, apesar de poder ocorrer uma variação no dia, o espetáculo acontecerá preferencialmente aos domingos. Neste domingo (12), o show será transmitido às 20h30 no instagram do Circo (@circorealbandeirantes). Seu Josival disponibilizou o telefone (82) 99124-1057 para quem quiser ajudar e adianta que qualquer apoio é bem-vindo. “...Estamos de braços abertos, aceitando o que vocês puderem ajudar. Até um abraço tá sendo importante numa hora dessas”, completa sandra.