Japão planeja retomada dos cinemas no pós-pandemia
Lanchonetes serão automatizadas, bilhetes passarão por escaneamento e poltronas terão espaçamento
Por Maylson Honorato | Edição do dia 16/05/2020 - Matéria atualizada em 16/05/2020 às 12h16
O Japão, terceiro maior mercado do cinema mundial em termos de bilheteria, está preparando uma reabertura cautelosa de seus cinemas, fechados em decorrência da pandemia.
34 regiões planejam reabrir aos poucos nesta próxima semana - estão excluídas áreas ainda muito afetadas, como Tóquio e Osaka.
A maior rede de exibição do país, Toho Cinemas, anunciou que vai abrir dez complexos nas áreas onde a pandemia foi menos grave. A empresa Aeon também disse que retomará o funcionamento de 27 multiplexes. Já há alguns cinemas independentes abertos, segundo a revista Variety.
As duas grandes redes de cinema vão, contudo, adotar novas políticas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, equipamentos para limpeza de mãos na entrada e espaçamento entre os assentos.
A programação dos cinemas ainda é incerta, já que tanto grandes lançamentos mundiais quando produções japonesas foram adiadas.
Na Coreia do Sul, os cinemas estão testando novas tecnologias para atender a espectadores e funcionários com receio de contato físico com outras pessoas.