app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

JAPAN HOUSE DIVULGA PROGRAMAÇÃO ONLINE

Cronograma especial traz conteúdos sobre cultura e arte nipônicas, além de bate-papos e exposições

Por MAYLSON HONORATO/ COM ASSESSORIA | Edição do dia 19/05/2020 - Matéria atualizada em 19/05/2020 às 06h00

Programação completa e informações podem ser obtidas no Instagram @japanhousesp
Programação completa e informações podem ser obtidas no Instagram @japanhousesp - Foto: Divulgação
 

Com as viagens interrompidas, um dos pontos altos de uma visita à Avenida Paulista, em São Paulo, a Japan House, pode ser acessada de casa durante a quarentena. A instituição divulgou uma programação repleta de atividades culturais e interativas para o período de distanciamento social. A programação compartilha conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo, por meio das redes sociais da instituição - Instagram, Facebook, Twitter e YouTube -, e contribui para que os interessados pelo país possam conhecer mais sobre sua cultura, além de relembrar momentos marcantes da programação do centro cultural, sem precisar sair de casa. Para as próximas semanas, entre as atividades preparadas para todas as idades, estão oficinas com passo a passo para fazer em casa, curiosidades, filosofias , bate-papo com profissionais, podcast e literatura, que vem sendo compartilhado com todo o público que tem interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre o Japão. Em literatura, o ‘Clube de Leitura’, feito em parceria com a revista literária Quatro Cinco Um, abre as inscrições para novos leitores e ganha o anúncio do novo livro e novo formato, já que passa a acontecer online, para que todos conheçam diversas obras de literatura de autores japoneses. A conversa é mediada por Paulo Werneck, que recebe em cada edição um convidado especial. Sob o mesmo tema, o quarto episódio do podcast da Japan House São Paulo, aborda “O Livro do Travesseiro”, uma das obras da autora japonesa Sei Shônagon, composta por mais de trezentos textos curtos — que podem ser lidos em sequência ou com a liberdade do acaso —, o livro compõe um verdadeiro inventário da cultura do Japão feudal, vista pelo olhar poético de uma grande escritora.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

19/05 (terça-feira) Abertura de inscrições para o Clube de Leitura Na data, serão abertas as inscrições para participar e será anunciado o novo livro do “Clube de Leitura” da Japan House São Paulo, que passa a acontecer online. O projeto é realizado em parceria com a revista Quatro Cinco Um, com mediação de seu editor, Paulo Werneck e presença de um convidado especial.

19/05 (terça-feira), às 16h Conversa com o Educativo | Ma: Vazio e Experiência O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas online sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições. Nesta semana: “Ma: Vazio e Experiência”, em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês. O educativo irá investigar como o Ma se manifesta em diferentes linguagens artísticas e como pode nos inspirar a nos relacionar de uma outra maneira com a arte. Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

22/05 (sexta-feira) Ukiyo-e, com Claudio Mubarac Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as a técnica japonesa Ukiyo-e a partir de sua influência no Ocidente.

26/05 (terça-feira) Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon.

26/05 (terça-feira), às 16h Conversas online com o Educativo |Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro “Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto “Arqueologia do Futuro”, com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.

28/05 (quinta-feira), às 19h Conversa sobre o livro: “Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos” O editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, convida o público para uma conversa sobre o livro “Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos”, do autor Leonard Koren. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa.

29/05 (sexta-feira) Vídeo com a mixologista Suemi Uemura Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização.

Mais matérias
desta edição