app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Caderno B

ARTISTAS PROTESTAM CONTRA NEGLIGÊNCIA

.

Por Editoria de Cultura | Edição do dia 06/06/2020 - Matéria atualizada em 06/06/2020 às 06h00

Cinemateca Brasileira agoniza desde dezembro do ano passado, quando governo federal suspendeu repasses
Cinemateca Brasileira agoniza desde dezembro do ano passado, quando governo federal suspendeu repasses - Foto: Divulgação
 

Um protesto na frente da Cinemateca Brasileira reuniu, na quinta (4), artistas e pessoas que frequentam o espaço paulistano, um dos maiores acervos do cinema brasileiro, hoje ameaçado por falta de repasses do governo federal. A manifestação foi organizada pela Associação Paulista de Cineastas.

Durante a ação, foi lido um manifesto que reunia assinaturas de dezenas de entidades nacionais e internacionais, incluindo as cinematecas Francesa e de Bolonha. Os participantes usaram máscaras, por causa da pandemia da Covid-19. O Ministério Público Federal deu um prazo de 60 dias para a Secretaria Especial da Cultura dar informações sobre a falta de repasses orçamentários à Cinemateca Brasileira. Depois desse período, o MPF pode entrar com uma ação civil pública contra a secretaria. Funcionários da instituição relatam que trabalham sem receber desde abril. Além disso, contratos com terceirizados, como manutenção e segurança, estão prestes a acabar, e a conta de luz está dois meses atrasada.

Mais matérias
desta edição