Caderno B
UM SAMBA NA MINHA CASA
HOJE: Cantora Tanne Dely abre o coração e as portas de casa para um show virtual com muito samba, alegria e solidariedade


Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitos eventos foram cancelados ou adiados, como seria o caso do “Samba na Minha Casa”. Apesar do nome, o evento anual já consolidado da artista Tanne Dely reúne parceiros de vários segmentos para um dia de puro samba e alegria. O palco do Samba na Minha Casa, que sempre acolheu movimentos sociais, ganhou uma cara nova, respeitando o isolamento social, e pode ser conferido direto do sofá de casa. O show de Tanne Dely será transmitido no canal dela no YouTube. A live solidária acontece nesta quarta-feira (10), às 18hrs, e as doações poderão ser feitas antes e durante o espetáculo.
A cantora e compositora Tanne Dely, com 15 anos de trabalho musical, vem desde 2016 ganhando espaço no samba. O seu trabalho teve início com voz e violão, nas casas de shows na cidade de Maceió. A estreia fora dos bares foi cantando para quadrilheiros em concursos de cultura popular, logo em seguida veio a Sunrock, uma banda de samba-rock.
Em 2015, participou da banda de baile Millenium, entrando no universo musical de festas de casamentos e confraternizações. Com essa experiência veio sua paixão e o grande encontro com o samba, que nos rendeu o álbum autoral “A Casa é Sua”, disponível nas principais plataformas digitais com o selo da Polydisc e da gravadora Somax.
A quarentena pegou a todos de surpresa, inclusive os artistas que tinham shows e eventos marcados. O setor artístico, inclusive, vai além dos artistas, pois por trás de cada show e cada projeto tem toda uma equipe técnica, com trabalhadores que dependem desses eventos e que também tiveram que parar. A cantora fala que, particularmente, a pandemia a afetou bastante, principalmente pela sua agenda de shows que foi congelada por conta da pandemia.
“Nós que trabalhamos exclusivamente com música dependemos da produtividade para ter como pagar nossas contas. Óbvio que eu tenho o privilégio de poder ter voltado para a casa de meus pais, e hoje meu maior objetivo de estar produzindo na quarentena é para diminuir o impacto da pandemia para os artistas que não tiveram esse mesmo privilégio. A exemplo da live que iremos executar dia 10, ela também é pela classe artística”, conta Tanne Dely.
A live solidária será transmitida da casa dos pais da cantora, onde ela está hospedada nesse tempo de pandemia. Observando orientações, a equipe do show foi reduzida para os mais essenciais. Assim como muitos artistas Brasil afora, Tanne Dely resolveu migrar para a nova era das lives.
De acordo com a cantora, todos os artistas de alguma forma correram para as plataformas digitais, porque sem a música e sem o canto, os artistas musicais iriam sucumbir a esses tempos. “Sobre organizar uma live solidária, acredito que seja um rumo intuitivo… ser solidário não passa de nossa obrigação, né? Até porque cantar é isso, um serviço. Não tem pra que cantar para um bem pessoal, tem que cantar para ajudar as pessoas”, afirma a cantora.
Todos os envolvidos na live Samba na Minha Casa são microempreendedores, que abraçaram a causa da cantora, forneceram alguns de seus produtos e serviços que serão sorteados durante a live. A Intenção é reverberar essas marcas, que nesse momento da pandemia também foram afetados.
Para participar do sorteio é só entrar no instagram da cantora (@cantoratannedely) e seguir as instruções. O resultado do sorteio será apresentado durante a live. O repertório é a parte que mais mexe com a cantora, pois, para ela, cantar é uma mensagem. Por isso, o repertório foi cuidadosamente escolhido para agradar ao público que gosta do samba e do pagode. O samba é herança da nossa cultura popular e ele é imenso, gigante… Nós escolhemos aí 4 horas de repertório passeando pelo samba canção, pelo samba enredo, pelo pagode dos anos 90 e pelo atual, pelo resgate do samba, que é uma nova modalidade que está vindo aí com essa rapaziada nova no mercado. E também vamos cantar músicas autorais do álbum ‘A Casa é Sua’. E eu estou muito feliz em fazer isso principalmente para esse público de Alagoas”, comenta a cantora.
No instagram da artista também é possível obter as informações para as doações que podem ser feitas antes e durante a live, que tem como objetivo principal ajudar a classe artística. As expectativas para a live, que acontecerá nesta quarta-feira (10), às 18hrs, segundo Tanne, são as melhores possíveis.
”E acima de tudo porque eu já entrei nessa produção com o coração muito feliz. Eu estou agora em paz com tudo o que conquistamos, é uma live muito simples, mas com muito conteúdo e para mim é isso que importa. Espero que as pessoas assistam e que sejam tocadas, e que elas possam doar”, conclui Tanne Dely.
*Sob supervisão da editoria de Cultura