app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

AINDA TEM XOTE EM CASA

Ainda no clima junino, banda de forró fará sua estreia em live solidária e promete declaração de amor à música nordestina

Por MAYLSON HONORATO/ COM ASSESSORIA | Edição do dia 11/07/2020 - Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

Foto: Needpix
 

A frase “saudade do que a gente não viveu ainda” nunca fez tanto sentido como nesse São João que “não aconteceu”. Pois é, para os amantes do forró e dos ritmos, cores e sabores que permeiam a festividade, junho preencheu de saudade os corações nordestinos e de expectativa para as próximas festas juninas, que serão comemoradas com ainda mais alegria.

Entre esses amantes dos ritmos que faz o Nordeste vibrar estão os músicos da recém-nascida banda Levada Xote. O grupo estreia na cena musical alagoana com uma apresentação online especial e que promete uma declaração de amor à música, com muito forró, xote e alegria. O show será neste sábado (11), às 16h, no canal oficial da banda no YouTube (youtube.com/levadaxote). A banda se preparava para fazer um grande evento de estreia durante as festas juninas, quando foram surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus. Segundo os integrantes, como todo bom nordestino, eles foram à luta e se adaptaram ao momento, para não faltar arrasta-pé para eles ou para os alagoanos. A Levada Xote surgiu por meio da união de amigos apaixonados pela música nordestina. Cada integrante já possui uma relação com o forró, levando em suas trajetórias as parcerias com grandes nomes do segmento, como a banda Mastruz com Leite. Foi através dessas experiências que eles puderam perceber que o som da sanfona não unia apenas os casais da pista de dança, mas a eles também. Com um repertório autêntico, o grupo mantém a tradição nordestina, mas não deixa sua personalidade de lado, trazendo canções muito conhecidas com uma nova roupagem. Clássicos da MPB, como “Um dia de domingo” de Tim Maia, ganham os acordes da sanfona de Thiago Carvalho, a marcação forte da Zabumba de Del Fernandes e a bateria ritmada de Antonny Aureliano. Sempre envolvidos com bandas de baile, os músicos dizem saber o que faz sucesso nas festas, e por isso trouxeram essa “fórmula” para o Xote. Max Dias, vocalista do grupo, conta que sua experiência ao longo dos anos trouxe a coragem necessária para empreender novas ideias e dar vazão aos desejo de experimentar. “Canto em festas há 10 anos e percebo que o Xote é o que mais chama as pessoas para dançar, por isso escolhemos fazer essa junção entre as músicas que todo mundo gosta e esse ritmo”, explicou o cantor.


LIVE SOLIDÁRIA

Trabalhando com música a tantos anos, os integrantes da banda entendem a dificuldade do momento para aqueles que trabalham com entretenimento, por isso a live arrecadará donativos para artistas alagoanos. A live solidária marca a estreia da banda, que promete homenagear a cultura nordestina, com grandes sucessos e também o lançamento de uma canção autoral. Músicos que necessitam de donativos devem se cadastrar através do formulário disponível o Instagram @levadaxote.

Para produzir a live em um momento tão delicado para todos, a banda conta com o apoio da Carajás Home Center.

“É uma forma do Grupo Carajás estar sempre atuante em questões que envolvem o lado social na região”, afirma o diretor comercial da Carajás Home Center, Alex Mendonça. As doações em prol dos artistas alagoanos poderão ser feitas através do QRCode do picpay, Whatsapp e telefone.

Mais matérias
desta edição