loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Caderno B

Caderno B

ARTE PARA SORTEAR

Campanha busca apoiar artistas alagoanos e realizará exposição virtual e sorteio semanal de obras de arte

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ARTE PARA SORTEAR
| Foto: Rafael Almeida
Imagem ilustrativa da imagem ARTE PARA SORTEAR
| Foto: Rafael Almeida

Uma nova campanha de apoio a cultura alagoana está sendo desenvolvida pelo time da Casas Jardim. A empresa, que já incentiva o movimento cultural e artistas plásticos há mais de 60 anos, dessa vez lança uma exposição virtual que acontece a partir da segunda quinzena de setembro e conta com a curadoria de Fredy Correia e acompanhamento de Rafael Almeida. Ao todo serão vinte obras de artistas alagoanos disponibilizadas em um perfil no Instagram, onde o público terá acesso às peças e a conteúdos exclusivos sobre os artistas, bastidores e vídeos. Além da participação na exposição, as obras também serão sorteadas semanalmente para os clientes da loja. A ideia da campanha foi construída com a ajuda de arquitetos, ambientadores e artistas que são protagonistas da cena visual em Alagoas. A empresa também contribui apoiando a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas desde o final dos anos 90. Através de vários projetos de restauração de pinturas, prédios históricos e muitas ações artísticas ligada à cor, à pintura e à cultura, apoiar arte é algo que já está enraizado no cotidiano dos que fazem a empresa. “Vivemos arte, de uma forma bem prática e cotidiana”, diz o diretor executivo da empresa, Luiz Antônio Jardim. No contexto do mundo atual, onde quase tudo é tecnológico e a cultura do manual vai ficando de lado, o diretor investe na arte feita da maneira tradicional, na beleza das pinceladas e de um quadro feito à mão. “Hoje se usa muita figura digitalizada. E pensei em algo que pudesse valorizar artistas locais e ao mesmo tempo passar um recado para o grande público. Algo como ‘você pode ter uma obra original e única na sua casa’”, completou Jardim. Inicialmente, a intenção era fazer uma exposição presencial, com sorteios semanais para os clientes, mas com a pandemia do novo coronavírus a empresa teve que se adaptar e escolheu o digital para manter a proposta. Com o apoio dos curadores e organizadores Fredy Correia e Rafael Almeida, a exposição já tem seus vinte artistas da terra selecionados e dentre eles está Yara Barbosa Pão e Joe Santos, conhecidos pela arte urbana, tanto pelo picho quanto pelo grafite. Além da oportunidade de vender suas obras e da visibilidade que a exposição trará para eles, os artistas ainda receberam uma ajuda de custo para participar da campanha. O incentivo é uma forma de tentar amenizar os impactos financeiros causados pela crise no país, principalmente no setor cultural. “A ideia de realizar este trabalho no momento de pandemia que estamos vivendo, onde o setor cultural foi um dos mais afetados, consolida a vocação das Casas Jardim em apoiar e patrocinar eventos culturais no estado de Alagoas, além de reforçar a importância da valorização, da difusão e do reconhecimento da cultura alagoana, dando destaque às obras e seus autores, permitindo o acesso de um público amplo e diverso à produção artística local”, diz disse Rafael Almeida.

A PROMOÇÃO

O objetivo é deixar a campanha mais plural possível, trabalhando com as mais variadas manifestações artísticas. “Nesta primeira edição do projeto, a curadoria buscou trazer as mais variadas linguagens artísticas, como forma de apresentar ao público um recorte de produções recentes, tendo como critérios a diversidade de estilos e o pluralismo conceitual. O resultado da seleção é um rico diálogo entre obras e artistas de gerações distintas”, conta Almeida. A campanha é também uma oportunidade para as pessoas que se interessam pela arte, mas a consideram difícil de cultuar. Através dos sorteios, cada vez mais pessoas terão ao menos uma obra em casa e, futuramente talvez, se abram para adquirir muitas outras. “Nada mais oportuno, para esse cenário de limitações, que projetos como esse surjam como catalisadores oportunos da circulação de produtos comerciais e valores culturais. Para os artistas, projetos como este surgem como uma luz no fim do túnel, trazendo esperança e mostrando caminhos para que outros segmentos possam existir, valorizando a arte e agregando valor aos seus produtos”, diz Fredy Correia. A campanha Cor e Arte traz também a oportunidade de aprendizado e experiência para os que trabalham na sua realização. O formato é inovador e trouxe muitos desafios, mas a equipe Casa das Tintas soube driblar o medo do desconhecido para fazer a galeria virtual sair do papel. “Dentre todas as exposições em que fiz a curadoria, essa é a mais inusitada, pois a escolha dos artistas e das obras tiveram que atender a um novo parâmetro, tendo em vista que a obra será sorteada, e não escolhida pelo premiado. Esta nova perspectiva me levou à escolhas de obras e artistas de estilos e técnicas variadas”, completou Correia.

Relacionadas