app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5696
Caderno B

DESFILE DE MODA ALAGOANA SERÁ TRANSMITIDO ONLINE NESTA QUINTA

Evento integra I Mostra de Moda Alagoana e marca conclusão do projeto “Renda-se”

Por MARCELA DOS ANJOS*/ ESTAGIÁRIA COM ASSESSORIA | Edição do dia 22/09/2020 - Matéria atualizada em 22/09/2020 às 05h00

Designers alagoanos criaram looks inspirados pelo filé
Designers alagoanos criaram looks inspirados pelo filé - Foto: RICARDO LÊDO/DIVULGAÇÃO
 

O desfile da I Mostra de Moda Alagoana, que encerra o projeto Renda-se, acontece nesta quinta-feira (24), às 20 horas, direto do Espaço Armazém, contando com transmissão ao vivo e gratuita no YouTube, através do canal do projeto, e pela TV MAR, canal 25 e 525 da NET/Claro. Após o desfile, as coleções apresentadas ficarão expostas no Maceió Shopping, por cerca de um mês, para a apreciação do público. O projeto construiu 10 coleções, que foram criadas por 10 estilistas, em parceria com 30 rendeiras do estado e conta, também, com o apoio de 10 profissionais de maquiagem e 50 modelos, para cumprir a missão de, ao mesmo tempo, possibilitar ao público o acesso democrático à cultura e gerar trabalho para dezenas de artistas, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conclui sua fase de produção com um desfile, que acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 20 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Renda-se no YouTube, e as peças seguem para uma exposição gratuita no Maceió Shopping, onde devem permanecer por um mês. “O projeto foi submetido à Lei de Incentivo e aprovado no ano passado, num momento completamente diferente do atual. Agora, vamos fazer no formato de live, porém com uma produção muito elaborada e uma apresentação de impacto. Projetamos diferentes ambientes para garantir o distanciamento de todos os profissionais envolvidos, e vamos adotar os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde”, explica Mirna Porto. “Vamos trabalhar a valorização do artesanato por jovens estilistas, por criadores, explorando as possibilidades infinitas que o produto artesanal possui, e que hoje, apesar de tudo, ainda é desconhecido, desvalorizado”, complementa a idealizadora e curadora. O projeto dá continuidade às ações fomentadas pelo Magazine Luiza em Alagoas, criando mais um evento que deve se consolidar na agenda cultural do estado. Responsável pela área de patrocínios da gigante varejista, Fábio Costa acredita que o Renda-se sinaliza a valorização da renda nordestina, dando protagonismo ao trabalho manual e à sua relevância para a cultura alagoana. “Acredito que o objetivo, além da moda, estilo, conceito, é a valorização fiel da arte que as rendeiras fazem, esse balé das tramas que, aos poucos, se tornam uma obra de arte”, diz ele.


SELEÇÃO

O Renda-se lançou um processo seletivo que escolheu cinco profissionais e cinco estudantes de moda da Escola Técnica de Artes da Ufal. A escolha buscou apresentar um panorama diverso do mercado da moda em Alagoas, reservando 50% das vagas para estudantes, e, dentro deste recorte, selecionando pessoas de diferentes perfis sociais, estilos artísticos e diferentes idades. Os nomes selecionados para a categoria estudante foram: Dely Teodoro, Fênix Zion, Raianny Yulle, Sabrina Sena e Perigou. Já a categoria profissional conta com Alina Amaral, Augusto Christoff, Chiquinho Almeida, Júlia Calheiros e Nilda Rosa Leão.

Mais matérias
desta edição