app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5707
Caderno B

LIVES DE MÚSICA CLÁSSICA

Festival online tem programação gratuita com masterclasses, palestras e concertos de alguns dos principais nomes da música erudita mundial

Por Editoria de Cultura | Edição do dia 17/03/2021 - Matéria atualizada em 17/03/2021 às 04h00

Até o dia 28 de março, os fãs e apreciadores da música clássica serão presenteados com a primeira edição digital do XXIII Festival Virtuosi. Capitaneado pela produtora e pianista Ana Lúcia Altino e o Maestro Rafael Garcia, o festival que é considerado um dos principais do país, estreia o seu formato online com uma maratona de concertos gratuitos dos principais nomes da música erudita mundial. Além disso, o festival também traz seis palestras, cinco masterclasses e o Virtuosi Diálogos Virtuais, para aqueles que desejam conhecer mais sobre um dos gêneros musicais mais antigos do mundo. O público poderá assistir e participar das atividades do Virtuosi, de casa, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

A programação do evento é completamente gratuita e foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau. Esta é a primeira experiência do Virtuosi realizada em um formato virtual, e apresenta uma programação que se caracteriza pela excelência de seu repertório e execução em peças clássicas e contemporâneas.

“Foi um desafio repensar o formato do festival”, conta Ana Lúcia. “Tivemos que aprender a dominar a parte tecnológica e fazer uma curadoria a distância, mas está tudo surpreendente. Estamos muito felizes com essa oportunidade, e apesar de ser virtual, de estarmos longe dos nossos artistas, de não termos a chance do abraço nem de desejar boa sorte quando entra no palco, tenho certeza que apresentaremos como sempre, grandes artistas e excelente programação. Tudo com a maior qualidade e o maior carinho para o público assistir de suas casas. E como sempre, será uma maratona de música e diversas atividades”.


Virtuosi Diálogos

O festival teve início ontem, 16 de março, com o projeto Virtuosi Diálogos Virtuais, que traz uma série de debates, até o dia 18 de março, que exploram os temas “Falando de música a partir do Som e Elementos do Discurso Musical”, “Traçando a evolução da Música a partir da História e Estética Musical” e finalmente “Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”. As inscrições são completamente gratuitas e já podem ser feitas através do www.virtuosi.com.br. Os debates ocorrem das 19h às 21h, ao vivo, sob o comando do Professor Sérgio Barza.

Os concertos ocorrem a partir do dia 19 de março, sempre às 19h, com uma apresentação da coordenadora do festival, Ana Lúcia Altino, que no decorrer da semana fará, ainda, uma apresentação sobre a rica trajetória do festival em seus mais de 23 anos. Durante a conversa, Ana Lucia apontará momentos preciosos do projeto, tais como as importantes e necessárias mudanças, a trajetória e diversos momentos emblemáticos do festival.

A abertura do evento será com o bailarino Thiago Soares, um dos grandes destaques da programação, o carioca é o primeiro bailarino do Real Balé de Londres e, ao lado do músico Rafaell Altino (Viola), apresentará para o público que acompanha de suas casas, uma coreografia inédita para a Chaconne de Bach, que será tocada por Rafael. Na ocasião, Thiago também conversa sobre sua vida e Rafael apresenta gravações recentes, incluindo Fratres de Arvo Part e um Prelúdio de Shostakovich para piano, viola e cello, encerrando o programa com a Chaconne.

No dia 20 de março, também às 19h, o festival apresenta um elegante recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações. O recital de Peter  relembra a celebração mundial dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, comemorada em 2020.

Ainda celebrando Beethoven, no dia 21 no mesmo horário, depois da apresentação de Ana Lucia Altino, o concerto será com o violinista Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, Jonathan apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte irá apresentar obras brasileiras para oboé solo de Kaplan, Osvaldo Lacerda, Beetholven Cunha.


Foto: Manuel Nageli
 

NOVA GERAÇÃO

Nos dias 22, 23 e 24 de março, às 19h, o Virtuosi apresenta a nova geração pernambucana de jovens artistas começando no dia 22, com o violoncelista Fernando Trigueiro com a Suite nº 1 em sol maior, de Johann Sebastian Bach, para cello solo, seguido do violista Raul Victor que apresentará a Sonata para viola solo nº 5 Op.11 de Paul Hindemith, enquanto no dia 23, o pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira, natural de Gravatá apresenta obras de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

No dia 24, o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

A programação continua no dia 25 com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de Messiaen, Schubert, Alma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

No dia 26 é a vez do grande violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonata para violoncelo e piano que prometem encantar o público. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

E no dia 27 será apresentado pela primeira vez no Brasil, o Ragazze Quartet, grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise. Com programas atraentes, mas não convencionais, o Ragazze Quartet tornou-se uma das vozes mais novas e importantes no mundo da música clássica. Com performances que falam a todos os sentidos, elas conseguem garantir um público para a rica tradição da música clássica, aquecendo os corações tanto do ouvinte obstinado quanto do novato, para o repertório de quarteto de cordas do passado e dos atuais dias.

O XXIII Virtuosi encerra sua programação no dia 28 oferecendo uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo Altino estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como  de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá. Leonardo apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College e gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre, além do CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park.

Mais matérias
desta edição