app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Caderno B

FESTIVAL PROMOVE DEBATES SOBRE AFROEMPREENDEDORISMO E MODA

Evento conta com workshops, desfile e vivências com foco na economia criativa

Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 24/03/2022 - Matéria atualizada em 24/03/2022 às 14h35

 

Foto: Divulgação
 
Buscando potencializar o protagonismo de pessoas pretas dentro dos mais diversos cenários, a Rede Cenafro promoverá o Festival Afrocriativo, durante os dias 25 e 26 de março, na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió.

A 7º edição do evento terá como tema a moda afro-brasileira e trará, através de palestras, workshops e desfiles, um panorama do mercado nacional e a presença de pessoas pretas dentro da economia criativa.

Com a cultura afro sendo a maior protagonista do evento, o Festival Afrocriativo tem como objetivo a divulgação dos afroempreendedores negros de Alagoas, mostrando, principalmente, a força da mulher negra.

De acordo com Jonathan Silva, co-fundador da Rede Cenafro, a essência da moda afro-brasileira e do afroempreendedorismo é feminina, pois são as mulheres pretas que fazem movimentar o setor.

“A coragem das mulheres pretas é incrível! Um exemplo da força da mulher negra dentro da economia criativa é a Rosiléa Viana que com toda garra criou e mantém de pé a Divinas Pretas, primeira Afroloja colaborativa de Maceió”, conta Jonathan.

Ainda segundo o co-fundador da Rede Cenafro, a moda afro-brasileira e suas peculiaridades ainda é desconhecida por muitos, além disso, trazer para o público a presença de corpos negros como destaque, seja nas passarelas ou por trás das cortinas, é de suma importância.

Um dos destaques do Festival Afrocriativo também será o desfile da Escola de Moda Mariá Marcelino, que trará, em cada peça apresentada, a representatividade da mulher preta e periférica.

Para enfatizar ainda mais a necessidade de se conversar sobre a moda afro, um dos convidados do evento é o fundador da primeira agência de modelos brasileira voltada para pessoas pretas, Helder Dias.

O fundador da HDA Agency, Helder Dias, irá, em seu workshop, compartilhar suas vivências dentro do universo da moda, os percalços de toda sua trajetória e dicas para os negros que desejam ingressar no mercado da moda.

Com a boa aceitação do público e receptividade das marcas parceiras, a Rede Cenafro, que desde 2016 promove e se redescobre com o Festival Afrocriativo, está com as expectativas altas para o evento.

“Queremos que a sociedade conheça os empreendedores pretos de Alagoas, que conheçam a força do povo negro dentro da música, da moda, do empreendedorismo”, finaliza Jonathan Silva.

Para participar, é necessário realizar a inscrição através do link: https://doity.com.br/festival-afrocriativo-2022-edicao-moda-afrobrasileira.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

Programação:

Dia 25 de março de 2022

Manhã

09h00min - Abertura com Jonathan Silva - Co-fundador da Rede Cenafro

09h20min - Palestra de abertura com Helder Dias - HDA Agency

10h00min - Intervalo

10h15min - Painel: Afroempreendedoras da moda em Alagoas

11h00min - Palestra com Fernanda Mars - Consultora de Moda

12h00min - Finalização

Tarde

14h00min - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

16h00min - Intervalo

16h30min - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

18h00min - Finalização

Dia 26 de março de 2022

Manhã

09h00min - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

10h30min - Intervalo

11h00min - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

11h30min - Finalização

Tarde

16h00min - Desfile da Escola de Moda Mariá Marcelino

18h00min - Finalização

Mais matérias
desta edição