app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

Contando histórias do Pontal

4ª edição da Flipontal, que começa nesta quarta-feira (30), valoriza cultura local e envolve moradores em programação gratuita

Por DA EDITORIA DE CULTURA | Edição do dia 30/03/2022 - Matéria atualizada em 30/03/2022 às 15h36

 

Foto: Divulgação
 


O bairro Pontal da Barra, em Maceió, sempre foi sinônimo de cultura e tradição. E é justamente esse bairro de rendeiras e poesias que recebe, desta quarta-feira (30) até o sábado (01), a quarta edição da Festa Literária do Pontal da Barra, com uma programação diversificada, do erudito ao popular, e totalmente gratuita.

O tema da 4ª Flipontal é “A história e a contação de história”. A ideia é aproximar e colocar no centro das atenções as histórias dos protagonistas dessa folia literária: os moradores da região. O evento é dividido em três eixos – estudantil, de palestras e cultural. 

Os homenageados da edição são o historiador Douglas Apratto e a escritora infanto-juvenil Rosana Mont’Alverne. Eles participam de mesas de diálogo e explanam sobre a importância de aprender e se apropriar da história da sua região, além da relevância social, artística e cultural do incentivo de crianças e adolescentes à leitura.

Além das mesas, a Flipontal contará com debates, palestras, oficinas, saraus de poesia, shows musicais, desfile de moda rendeira e uma feira multicultural. A expectativa é receber ao menos 2 mil pessoas.

 

Foto: Divulgação


COMUNIDADE PARTICIPA

As escolas do bairro terão uma programação exclusiva, pensada para incentivar a literatura e a cultura nas rotinas da juventude local e evidenciar a importância de abordar temas sociais através da contação de histórias.

De acordo com Carlito Lima, curador da Flipontal, a participação dos moradores do bairro histórico foi de suma importância para a concretização do evento, que, além de tudo, movimenta a economia local.

“Nós estamos ansiosos e os moradores também, tanto que nesta edição, acontecerá a entrega do Troféu Teca Rendeira, que será entregue para os organizadores da Festa Literária do Pontal da Barra”, contou Carlito Lima. 

Outro destaque da programação do evento, ainda de acordo com o presidente da Associação Alagoa do Sul, será o sarau poético navegando na Lagoa Mundaú, que terá como cenário as belezas naturais do Pontal da Barra. 

“Nosso compromisso é colocar a cultura e a literatura local na rua, o que deixa sempre nossas expectativas muito altas, pois esperamos que o público aprenda se divertindo. As festas literárias foram consideradas pela Unesco como uma das maiores ferramentas de incentivo à leitura”, finaliza Carlito Lima.



Confira os destaques da programação:


Dia 30/03 - Abertura da 4ª FLIPONTAL, na Praça São Sebastião


18h – Cerimônia de Abertura da 4ª Festa Literária do Pontal da Barra pelo Prefeito JHC

18h30 – Escola de Dança Manu Ducoulombier

19h – Camerata Ero Dictus

20h – Diogo Oliveira


PALESTRAS 


Manhã ( Auditório Lucy do Joazeiro)

9h: Mesa 1 – As funções essenciais à Justiça e os direitos dos cidadãos - Promotora de Justiça Karla Padilha (Alagoas)

9h50: Mesa 2 – A Cultura e a Educação como transformadora de uma sociedade mais justa – Promotora de Justiça Vânia Cavalcanti Lima ( Alagoas)

10h40: Mesa 3 – Café Central, um ponto de luz na vida intelectual de Maceió, nos anos 30 - Historiador Geraldo de Majella Marques (Alagoas)


Tarde (Auditório Lucy do Joazeiro)

14h: Mesa 4 – A História do Folclore da Política Alagoana – Escritor Temóteo Correia (Alagoas)

14h50: Mesa 5 – Vida e Obra de Rosana Mont’Alverne – Editor e livreiro Luiz Carlos Elói (Minas Gerais)

15h40: Mesa 6 – Entrevista ao vivo com a homenageada escritora Rosanna Mont’Alverne


Noite (Biblioteca Escola Silvestre Péricles)

18h30: Mesa 7 - A República dos Palmares - Historiador Zezito de Araújo (Alagoas)


Dia 31/03


Manhã (Auditório Lucy do Joazeiro)

9h: Mesa 8 - O Casamento da Poesia com o Cordel – Poeta Mírian Monte (Alagoas) Cordelista Jorge Calheiros (Alagoas)

9h50: Mesa 9 - A Ocupação da Braskem em Maceió e suas consequências. Ambientalista Virginia Miller (Alagoas) – Cientista José Geraldo Marques (Alagoas) – Bailarina Eliana Cavalcante (Alagoas) – Economista Elias Fragoso (Alagoas)


Tarde (Auditório Lucy do Joazeiro)

14h: Mesa 10– História Política de Alagoas – Engenheiro e vice-prefeito Ronaldo Lessa (Alagoas)

14h50: Mesa 11 – Vida e obra de Douglas Apratto (Alagoas) - palestrantes: Professor Rodrigo Guimarães (Alagoas) e escritor Marcos Vasconcelos Filho ( Alagoas)

15h40: Mesa 12 - Entrevista ao vivo com o homenageado historiador DOUGLAS APRATTO. Jornalistas e historiadores convidados


Noite (Biblioteca Escola Silvestre Péricles)

18:30: Mesa 13 – Economia Criativa em Alagoas. Desafios e Perspectivas. Mediação: professora Edna Lopes (Bahia)- Palestrantes: Prof. Chico Rosário (UFAL), Ms Débora Lima (SEBRAE), Viviane Rodrigues (livros sensoriais) e Maria Lígia (rendeira).


Praça São Sebastião ( shows)

18h – Lamba Show

19h –Luciano Falcão – Gustavo Gomes

20h– Samba do Tabuleiro


Dia 1º abril


Manhã (Auditório Lucy do Joazeiro)

9h: Mesa 14 - Entender a história é se preparar para entender o mundo – Historiador, Juiz de Direito Claudemiro Avelino (Alagoas)


9h50: Mesa 15 – Viajando na Literatura da nossa gente – Carla Emanuelle de Farias –Susanne de Farias – Val Ferry – Sérgio Moraes –Uberlange Barreto – Antônio Pinto- Magna Cristina – Maria Helena Cruz (todos membro da União Brasileira de Escritores)


10h40: Mesa 16 – Embarcando na Literatura do nosso povo alagoano – Carla Emanuelle de Farias—Elias Barbosa- Marcelino Brito- Matheus Cavalcanti - Sebastiana Fernandes –Lavínia Galindo – Leandro Oliveira- Valdilene Balbino (todos membros da União Brasileira de Escritores)


Tarde (Lagoa Mundaú)

14h30: Sarau Poético- musical embarcado, navegando numa escuna na lagoa Mundaú


Noite (Biblioteca Escola Silvestre Péricles)

18h30: Mesa 17 - A História do Livro na Existência Humana – Cássio Cavalcante (Ceará)


Praça São Sebastião (Shows)

18h – Desfile de Moda Renda

19h – Cibele dança Flamenco

20h – Banda Artehfato

21h – Juarez Cashe


APRESENTAÇÃO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS

Dia 30/03

PASTORIL DA MOCIDADE

BOI ÁGUIA DOURADA

COCO DE RODA TENTAÇÃO


Dia 31/03

GUERREIRO MENSAGEIRO DE PADRE CÍCERO

BOI AFRICANO

FANDANGO DO PONTAL


Dia 1º/04

FOLGUEDO E DANÇA PROFESSOR PEDRO TEIXEIRA

BOI TROVÃO

Mais matérias
desta edição