‘Adão Negro’ tem The Rock, músculos e testosterona em excesso; confira a crítica
Rede Cinesystem preparou uma promoção especial para quem quer aproveitar as estreias da semana
Por Guilherme Luis | Edição do dia 20/10/2022 - Matéria atualizada em 21/10/2022 às 19h42
É com a testa franzida que Dwayne Johnson, o The Rock, interpreta o protagonista de “Adão Negro”, filme que será lançado nesta quinta-feira (20). O ator dá vida ao superpoderoso fortão e malvado dos gibis da DC Comics, que nos cinemas vira uma espécie de anti-herói agressivo.
Na história, um escravo do país Kahndaq ganha poderes especiais. Milhares de anos depois, enquanto busca um artefato em forma de coroa, uma humana chamada Adrianna invoca o Adão Negro e o convence a salvar seu povo da ameaça de vilões. Enquanto isso, um grupo de super-heróis é enviado para controlar os métodos violentos do todo-poderoso.
The Rock é um daqueles atores que parece interpretar sempre o mesmo personagem. Nos últimos anos, ele foi escalado para viver machos musculosos que esbanjam testosterona em filmes como “Jungle Cruise”, “Jumanji”, “Um Espião e Meio” e todos os “Velozes e Furiosos”. Seu visual é quase sempre o mesmo, o que reforça a impressão.
A repetição é um problema porque esvazia sua interpretação de profundidade. Em “Adão Negro”, The Rock atua no automático, só faz cara de mau e combina seus músculos com a voz grave para tentar parecer imponente. A performance é tão unidimensional que fica entediante.
A história também não empolga. O longa se arrasta com uma trama genérica preenchida por porradaria e explosões barulhentas. Até a direção do espanhol Jaume Collet-Serra nas cenas de ação é duvidosa -ele abusa tanto da câmera lenta que o artifício perde o impacto e empobrece a produção.
Se há algo de bom no filme são os efeitos especiais. É difícil criar cenas com pessoas voando que pareçam realistas, mas isso não é um problema aqui. Todas as exibições de superpoderes são bem-feitas, do gigantismo do Esmaga Átomo às mágicas feitas pelo Senhor Destino -que parece uma versão fajuta do Doutor Estranho da Marvel, vale dizer.
Aliás, nenhum dos personagens secundários salva o enredo. Os super-heróis que tentam controlar o Adão Negro com seus princípios moralistas estragam o potencial do protagonista e dão um subtexto cafona e infantil ao roteiro.
Nos quadrinhos, o Adão Negro costuma dar as caras como um antagonista de Shazam, herói que ganhou um filme divertido e carismático em 2019. Na adaptação para o cinema, porém, Adão só é malvado com os vilões.
Falta coragem ao filme, que até funcionaria se fosse violento de verdade e tivesse cenas de luta cheias de sangue. A Warner desperdiçou o personagem num longa de ação genérico, desses que se vê aos montes nas salas de cinema semanalmente. Dona de figuras icônicas como Batman, Superman e a Mulher-Maravilha, a DC Comics tem um futuro cada vez menos promissor nas telas.
PROMOÇÃO
Os cinéfilos que estavam em busca de uma boa promoção para curtir as estreias da semana no conforto das salas Cinépic e Vip já podem celebrar: até o final de outubro, a Cinesystem, uma das cinco maiores exibidoras do país, está com ingressos a partir de R$ 14. O valor promocional faz parte da ação ‘No Precinho’, na qual todo mundo paga meia entrada, todos os dias da semana, em todos os multiplex da Rede.
Durante a ação, o público tem desconto de 50% na compra de ingressos para conferir qualquer filme em cartaz, independente da sala escolhida ou horário, incluindo sessões em 3D.
“Recentemente, participamos da ‘Semana do Cinema’, que também contou com valores especiais, e a resposta do público nas nossas salas foi um verdadeiro sucesso! Então, até mesmo como uma forma de agradecer a todos pela presença em peso, nos comprometemos em criar novas promoções que valorizem e incentivem a cultura e o cinema no País”, comenta a gerente de Marketing e Produtos da Rede, Samara Vilvert.
As salas Cinépic contam com tela gigante, projeção a laser com tecnologia 4K, potente sistema de som Dolby®Atmos™, poltronas premium com revestimento em couro ecológico, reclináveis, com repouso para os pés, braços mais largos e mais espaçamento entre as fileiras. Para as crianças, há assentos especiais de elevação que são posicionados sobre as poltronas, enquanto para os casais uma boa opção são as poltronas namoradeiras nas três últimas fileiras de cada sala.
Já nas salas Vip, as salas têm bomboniere com cardápio especial, atendimento dentro da sala, mesas giratórias e entradas USB para carregamento de dispositivos.
“As salas e espaços vip proporcionam experiências e emoções únicas e diferenciadas para quem adora cinema. Sem dúvidas, a ação da Rede é mais uma oportunidade imperdível para quem quer conferir as estreias de perto e com todo o conforto!”, enfatiza a gerente de Marketing e Produtos da Rede, Samara Vilvert.