Divulgação
Igor Machado torna vivências em musicalidade no álbum ‘Brasa’
O disco, que era um sonho antigo do artista, conta com 10 faixas autorais e leva para o público muito ritmo e sentimento


Levando para o universo das plataformas digitais o calor brasileiro e um sonho gerado há quase 15 anos, o artista multifacetado Igor Machado fez nascer, com 10 faixas autorais, o álbum Brasa’. Participando de cada detalhe do projeto, que passeia pelos caminhos trilhados pelo alagoano, Igor proporciona ao público uma viagem sonora por suas jornadas.
O artista que passou um ano na Argentina e uma temporada na grande São Paulo, voltou para as terras alagoanas cheio de nostalgia e “de Brasil”, e foi a partir disso que surgiu o nome do tão idealizado álbum. Após dias ouvindo das amizades que vieram com suas andanças que tudo que é ligado ao Brasil vem do ‘Brasa’, nenhum nome representaria tão bem o projeto.
Já tendo utilizado ‘Igor Brasa’ como nome artístico, lá pelos anos 2000, Igor Machado passou um ano na Argentina e um mês em São Paulo, onde morou com com skatistas e percebeu como eles usavam a palavra ‘brasa’ para fazer uma referência às coisas brasileiras. Isso prendeu sua atenção.
“A brasa é o fogo que já foi, não tem aquele flamejante intenso, mas ele queima. Quem chegar ali perto, tocar, vai sentir queimar, e é uma metáfora do Brasil. Quando o disco foi lançado, a gente vivenciava um país turbulento, que não tava com aquela chama acesa, mas que continuava queimando e tendo o calor como identidade”.
Uma mistura de sentimentos e emoções, o disco é, para Igor Machado, pulsante e caloroso. Ele traz para o ouvinte metáforas, discursos intimistas, políticos e existenciais que são cheios de ritmos. Entre as faixas do álbum, é possível desfrutar de músicas em espanhol, feitas durante a viagem do artista; do samba, do axé e com aspectos mais latinos.

Alagoano de Traipu, o artista passeia pela música, produção cultural e audiovisual. Ele afirma que o álbum chega na sua vida representando uma reconexão com um Igor mais brasa, mais aventureiro e cidadão do mundo. “Tudo que eu já passei, os trabalhos antigos já feitos, me preparam para chegar nesse álbum, conseguindo transmitir tudo aquilo que eu queria”.
Cantando, tocando, compondo e produzindo, Igor Machado, além de ter levado as músicas para as plataformas digitais, também proporcionou ao público a produção de dois videoclipes das músicas ‘Memórias’ e ‘Até Onde Não Der / Pero Voy’, que estão presentes no álbum ‘Brasa’ e já somam mais de 3 mil visualizações.
Com tanta coisa boa acontecendo, Igor não pensa em parar e já tem planos para o final deste ano. De acordo com o artista, um documentário musical está para ser lançado, onde ele irá reunir músicas de sua autoria que falam sobre amor, e amigos para cantar com ele.
“Além disso, eu pretendo levar o álbum para mais lugares. Com a música ‘Até Onde Não Der’ tenho feito alguns contatos fora do Brasil, já que a música é bilíngue, entrei em um edital argentino para tentar ir tocar por lá. Estou muito feliz com tudo que tá acontecendo”, contou ele.
Também está nos planos de final de ano do artista lançar o show do álbum. Por enquanto, enquanto as atenções estão voltadas para a divulgação digital de ‘Brasa’, o público pode ir apreciando as músicas em todas as plataformas digitais e os clipes no seu canal no YouTube.
*Sob supervisão da editoria de Cultura