app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5713
Caderno B

Café da Linda do Teatro Deodoro apresenta exposição Strip-Tease

Mostra de Gilberto Cavalcante ocupa espaço no foyer do Teatro Deodoro com quadros, instalações elétricas e “bandejarte”

Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 06/12/2022 - Matéria atualizada em 06/12/2022 às 15h26

 

Foto: Ascom Diteal
  

Abrindo as portas para a “Strip-tease” do artista Gilberto Cavalcante, o Café da Linda, localizado no foyer do Teatro Deodoro, está recebendo até o dia 18 de dezembro as obras do alagoano. Com exibição gratuita, as peças que contém a assinatura do também conhecido como “Gibha”, dialogam com a personalidade e talento do artista.


Entre as 26 peças, o público tem a oportunidade de apreciar instalações elétricas e quadros, obras feitas a partir de antenas parabólicas, batizadas por Gibha como “bandejarte”. Incluindo o quadro que carrega o nome da exposição.


“Pensei nele por ser a imagem de uma mulher sendo observada por uma fechadura que pintei, mas não é apenas isso; nesta exposição, eu estarei me ‘desnudando’ da minha personalidade, do meu talento e das minhas ideias”, conta Gilberto Cavalcante.

 

Foto: Divulgação
  

Ainda de acordo com o artista, o objetivo da exposição ‘Strip-tease’ é provocar a reflexão acerca do que está além da primeira impressão. Gilberto acredita que a arte é composta por beleza, acabamento, visual, distribuição de cores, dinâmica e equilíbrio.


Nascido na capital alagoana e morador do bairro de Bebedouro, Gibha, além das artes plásticas, passeia pela poesia, música e as artes teatrais. Além disso, também fez cursos de fotografia, serigrafia e propaganda visual.


Gilberto Cavalcante passou várias décadas no Rio de Janeiro, serviu na Marinha e voltou para Maceió em 2016. Concluiu o curso de desenho artístico e pintura a óleo no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, em 1983.


Para Sheila Maluf, diretora-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), a exposição ‘Strip-Tease’ é, sem dúvida alguma, um sucesso.


“O Café da Linda é um importante espaço dentro do nosso Complexo Cultural Teatro Deodoro. É uma área de convívio social muito aconchegante, onde o público fica rodeado de arte. Trazer as obras do Gibha é um prazer para nós, pois ele usa diversos suportes como obras.”


Já para Alexandre Holanda, gerente artístico e cultural da Diteal, encerrar o calendário de 2022 é maravilhoso e uma forma de manter vivo o espaço democrático e plural que é o Café da Linda.


“Com a exposição do Giba Cavalcante, onde ele utiliza diversas técnicas e também transforma em arte o material descartável, sempre voltando seu olhar para homenagens e reverências aos seus afetos e prazeres, o Café da Linda encerra o calendário 2022 de exposições e a Diteal se mantém atenta a oportunizar democraticamente seus espaços para que o artista possa viver a experiência de estar diante ao público, com a maior constância possível”.


A visitação acontece durante o funcionamento do Café da Linda, de terça a sábado, das 11h às 18h. O horário pode ser estendido de acordo com a programação do Complexo Cultural. Para mais detalhes, acesse o site www.diteal.al.gov.br.


*Sob supervisão da editoria de Cultura

Mais matérias
desta edição