FOLIA COM SABOR DE ALAGOAS
Mungunzá do Pinto mistura frevo e história em prévias carnavalescas
A festa integra os eventos de aquecimento para o bloco Pinto da Madrugada, tradição carnavalesca da capital alagoana

Maylson Honorato | 07/02/2023 às 15h36
Uma folia marcada por boas memórias, tradição e ainda pelo sabor alagoano. É isso o que aguarda os foliões que comparecerem a mais uma edição do Mungunzá do Pinto, que ocorre neste sábado (4), em Maceió, a partir das 7h30, em frente ao Hotel Ponta Verde.
A festa integra os eventos de aquecimento para o bloco Pinto da Madrugada, tradição carnavalesca da capital alagoana. O maior bloco de Alagoas sai às ruas no dia 11 de fevereiro, em um grandioso desfile oficial.
Para este sábado, o convite é celebrar a vida e as amizades, enquanto toma um delicioso mungunzá. O tempero dessa iguaria tipicamente nordestina, que é servida gratuitamente durante o evento, é a paixão pela festa, pelas amizades e pelas histórias dos quatro fundadores do bloco: Eduardo Lyra, Marcial Lima, Marcos Davi e Braga Lyra.
De acordo com Hermann Braga, dirigente do bloco, o quitute é “feito de diferentes formas, a receita pode ser doce ou salgada, mas, no Pinto, ela é feita pelo Hotel Ponta Verde, com milho, leite, canela, e uma dose especial, segredo do bloco e do chef do hotel”, conta. “Além de muito amor durante o preparo, a animação do folião é uma pitada extra, que deixa tudo mais gostoso”, revela.
“O mungunzá é um momento histórico da trajetória do nosso bloco, com muito frevo, muita alegria, muitos foliões já fazendo o esquenta para o desfile”, continua Hermann. De acordo com ele, foi no café da manhã do Hotel Ponta Verde que, há mais de duas décadas, os fundadores do Pinto da Madrugada tiveram a ideia de lançar um bloco. “O grande diferencial do nosso mungunzá, sem dúvidas, é a alegria do folião, é o amor do povo alagoano pela cultura de nosso estado, o sorriso do turista que veio aproveitar a praia e se depara com uma grande festa”, ressalta Hermann Braga.
DESFILE OFICIAL
O desfile oficial do Pinto da Madrugada acontece no dia 11 de fevereiro. A concentração será a partir das 6h no início da Pajuçara. A saída está prevista para às 10h. A edição de 2023 tem a parceria da Prefeitura de Maceió, com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida”.
PROGRAME-SE
Além da folia do Mungunzá do Pinto, o bloco segue com uma programação recheada de eventos até o desfile oficial. No domingo (5), será a vez de cultivar a paixão das crianças pela folia, com o Bloquinho Infantil do Pinto, que ocorre às 17h, no Maceió Shopping. Mais cedo, às 9h, e também no domingo, o Sururu do Pinto desembarca na Orla do bairro Vergel do Lago.
No dia 6, às 21h, o Baile do Pinto será no tradicional Samba da Periferia, no bairro Prado.
Além dos eventos com data marcada o bloco Pinto da Madrugada tem participado de eventos surpresa pelo Estado, por meio da ação “Pinto por aí” e “Caravana do Pinto”, essa última é um bloquinho itinerante em cidades do interior de Alagoas.