loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Caderno B

Folia na AAL

Academia Alagoana de Letras promove debate sobre evolução do carnaval

Com a palestra "A Crise do Carnaval Espetáculo", público discutirá também a relação da festa popular com a arte

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
O clima carnavalesco encontra o mundo literário, nesta quarta-feira (8), a partir das 9h30, quando a Academia Alagoana de Letras (AAL) promove o debate “A Crise do Carnaval Espetáculo”, mediado pelo diretor da Liga Carnavalesca de Maceió, Edberto Ticianeli. O evento, que contará com a animação do mascote do bloco Pinto da Madrugada, ocorre na Casa Jorge de Lima, no Centro de Maceió.
Aberta para o público e iniciando as atividades do Ano Jorge de Lima, a Academia Alagoana de Letras retoma o costume de abrir as portas para a folia de Momo. Considerando a época carnavalesca como a festa da democracia, o presidente da instituição, Alberto Rostand Lanverly, acredita que será um dia especial e de muito aprendizado.
“O carnaval é história, é alegria, não existem lados opostos quando se trata da época carnavalesca. Antes da pandemia trouxemos um antropólogo para falar sobre a ciência do carnaval, agora falaremos sobre os carnavais de antigamente e as diferenças dos dias atuais. Iremos viajar no tempo e flutuar na história com as palavras de Edberto Ticianeli”, afirmou ele.
Animado e feliz com a repercussão do evento, o presidente da AAL revela que tem se surpreendido com a quantidade de gente que o tem procurado para saber mais sobre a palestra. Segundo ele, até pessoas das academias de letras do interior estão se programando para entender mais sobre “A Crise do Carnaval Espetáculo”.
De acordo com Edberto Ticianeli a intenção da palestra é provocar o debate sobre os caminhos trilhados na festa carnavalesca, pois não se entende o que acontece com o carnaval sem dominar conceitos como a relação dialética entre festa e espetáculo, mergulhando em suas origens.
“Tenho identificado um forte movimento de retorno do carnaval como festa, aquele que está mais voltado para os brincantes, sem compromissos em serem os melhores ou maiores, sem as regras do carnaval competição. O carnaval espetáculo surge como um produto comercializável, principalmente comprado pelas televisões. Foram tão engessados pelas exigências dessa mídia que perderam a espontaneidade própria do carnaval”, explicou ele.
O jornalista e diretor da Liga Carnavalesca de Maceió ainda ressalta que é importante abordar o assunto, pois, dessa forma, é possível enriquecer o debate sobre as transformações que estão acontecendo no carnaval.
“As transformações estão acontecendo sem as intervenções necessárias dos que fazem cultura, sem o exercício do papel indutor. Não há objetivos traçados para o carnaval. Vamos fazendo do jeito que dá, e assim corremos o risco de descobrirmos tardiamente que não há mais carnaval. A volta do carnaval festa pode ser alento para os que pensam a cultura”, enfatiza Ticianeli.
ANO JORGE DE LIMA
Com 2023 sendo um ano muito importante para a Academia Alagoana de Letras, a instituição está preparando diversos eventos que enaltecem a memória de Jorge de Lima e celebram os 130 anos do patrono da AAL.
De março até outubro, a Casa Jorge de Lima receberá concursos literários, palestras e eventos sobre o escritor alagoano. Alberto Rostand Lanverly ainda revelou que o objetivo final de todas essas ações é produzir um documentário sobre Jorge de Lima.
“Jorge de Lima foi um homem multifacetado, médico, escritor, poeta, político, trabalhou com foto colagens, além de ser também fundador da Academia Alagoana de Letras. Era um cidadão fantástico e nossa intenção é celebrar esse alagoano ilustre”, diz o presente da AAL.
CARNAFOLIA
Da capital ao interior, o melhor do carnaval de Alagoas conta com uma cobertura especial e multimídia no portal Gazetaweb.com, no jornal Gazeta de Alagoas, na Tv Mar (canal 525 da NET/Claro) e nas rádios Gazeta 98,3 FM e 94,1.
O Carnafolia na Gazeta tem o apoio de: Telesil Engenharia, Naturalle, Pagbet, Cimento Zumbi, Taboada Incorporadora e Condomínio Angatu.
*Sob supervisão da editoria de Cultura

Relacionadas