A folia continua
Cinco bairros da capital terão programação de shows durante o carnaval
Após blocos resgatarem força do carnaval de rua em Maceió, festa continua nos bairros; interior alagoano também terá programação

DA EDITORIA DE CULTURA | 14/02/2023 às 14h18
Envolvida na atmosfera tão alegre quanto lúdica do carnaval, Maceió continuará em festa até a quarta-feira de cinzas. A folia, que começou ainda em janeiro, com as prévias carnavalescas, perdura até o final da festa de Momo com uma programação repleta de shows musicais e blocos de rua em diversos bairros da capital alagoana. No fim de semana passado, no ápice das prévias, o bloco Pinto da Madrugada arrastou mais de 400 mil foliões na orla da cidade.
Além das prévias, o carnaval também contará com atrações este ano, que marca o retorno das aglomerações após o período de distanciamento ocasionado pela pandemia de Covid-19. Com mais de 80 atrações, a festa organizada pela Prefeitura de Maceió será distribuída em polos espalhados pelos bairros de Jaraguá, Benedito Bentes, Fernão Velho, Pontal da Barra e Ipioca.
PROGRAMAÇÃO
A programação festiva vai de 18 a 22 de fevereiro. No Polo Pinto da Madrugada, localizado no bairro Jaraguá, a festa terá orquestras de frevo todos os dias, das 16h às 21h, no palco Mamãe eu Quero, na Praça Dois Leões.
Ainda no Jaraguá, com concentração na Praça Marcílio Dias, blocos diversos fazem a festa de quem não quer ficar sem folia nos dias de Momo. No dia 18, a partir das 14h, a banda Cheiro de Amor anima o Bloco da Diversidade. No dia 19, às 14h, o Bloco Maceió Sem Assédio será puxado pela banda Chiclete com Banana. No dia 20h, às 8h, o Bloco dos Servidores sai ao som da banda Parangolé. Já no dia 21, às 14h, o Bloco dos Garis recebe o É o Tchan. E no dia 22, o Rodo da Bahia anima o Bloco da Acessibilidade.
Nos bairros Benedito Bentes e Fernão Velho o carnaval será com shows musicais, de 18 a 22 de fevereiro, a partir das 20h30. Somente no dia 22, a programação começa às 17h. Entre as diversas atrações estão as bandas: Peruano, Bora Bora, Trio da Huanna, Gilmelândia, Bob Estrela, Psirico, Julinho Porradão, Seaway, Sabaki, Bathida Black e Chicabana.
Nos bairros Pontal e Ipioca os shows também ocorrem em todos os dias de carnaval, a partir das 20h30. Na quarta-feira de cinzas, a programação começa às 16h, com shows de orquestras de frevo, afoxés e bandas afro.
FESTA NO INTERIOR
O primeiro carnaval após a pandemia de Covid-19 promete agitar também o interior do Estado. Em algumas cidades a folia não termina na terça-feira. É o caso de São José da Lage, que vai organizar o tradicional Carnalaje.
Segundo informações da prefeitura, a expectativa é reunir, por dia, mais de 30 mil foliões com uma programação variada. A cidade é conhecida por aumentar sua população com a chegada de turistas da capital, de outras cidades do interior e até mesmo do Estado de Pernambuco.
Em outras cidades, o destaque é para as festas da ressaca. Depois dos dias de folia, os gestores esperam atrair os incansáveis foliões que irão curtir a quarta-feira com muita música ao vivo e orquestras. Do agreste ao litoral sul e do sertão ao litoral norte tem opção para todos os gostos.
No Litoral Sul, Marechal Deodoro promete manter a tradição dos blocos e eventos na cidade e na orla. Da mesma forma, no Litoral Norte, em Paripueira, os foliões encontrarão eventos em praça pública e blocos de rua. Nos dois casos, tudo dividido com praias paradisíacas e boa culinária.
