app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5718
Caderno B

Ivete Sangalo declara aberta temporada de folia no Brasil

Cantora arrastou multidão em Salvador, celebrou a volta às ruas e a permissão para aglomerar

Por Da Editoria de Cultura com Agências | Edição do dia 17/02/2023 - Matéria atualizada em 17/02/2023 às 14h52

/SALVADOR,BA,16.02.2023:IVETE-SANGALO-BLOCO-PIPOCA - A cantora Ivete Sangalo durante desfile com o Bloco Pipoca durante o carnaval 2023, na cidade de Salvador, BA, nesta quinta-feira, 16. (Foto: Max Haack/Futura Press/Folhapress)

O Carnaval no Brasil foi oficialmente aberto, nessa quinta-feira (16), quando a cantora Ivete Sangalo comandou seu trio elétrico, no Circuito Barra-Ondina, em Salvador, na Bahia. Uma multidão acompanhou o show, que foi repleto de convidados especiais, e se emocionou junto com a rainha nacional da folia.


Além de cantar seu repertório repleto de sucessos, a cantora apresentou novidades para o carnaval 2023 e lembrou do período de isolamento, expondo a felicidade que é poder voltar a aglomerar nas ruas.


Ao todo, 31 trios elétricos vão desfilar no Barra-Ondina, sendo 29 deles abertos ao público. Dentre eles estão nomes tradicionais do Carnaval de Salvador, caso de Saulo Fernandes, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia e Leo Santana.


Também desfilam neste circuito as bandas Timbalada, Jammil, Parangolé e Chiclete com Banana. O cantor Bell Marques comandou o Bloco de Quinta, fechado para associados.


A cantora Ludmilla também fez um desfile aberto ao público, assim como o cantor e guitarrista Davi Moraes, que homenageou o pai Moraes Moreira, que morreu em abril de 2020.


A cerimônia oficial de abertura teve início às 15h, com a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, no camarote Expresso 2222. O ato teve a participação do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).


No circuito do Campo Grande, o trio Armandinho, Dodô e Osmar celebrou os cem anos de nascimento de Osmar Macêdo (1923-1997), um dos inventores do trio elétrico ao lado de Adolfo Nascimento (1920-1978), o Dodô.


Na sequência, a cantora Daniela Mercury comandou um trio elétrico aberto ao público, seguida de desfiles da Mudei de Nome, liderada pelo veterano Ricardo Chaves, além das bandas La Fúria e Psirico.


Mais tarde, os blocos dedicados ao samba tomaram conta do circuito do Campo Grande.


O Carnaval de Salvador segue até a quarta-feira de cinzas, quando o cantor Bell Marques vai encerrar a festa com um desfile entre Ondina e a Barra.


A folia volta após um hiato por causa da pandemia da Covid-19 — o último carnaval oficial foi realizado em 2020.

Mais matérias
desta edição