Caderno B
MOCIDADE ALEGRE É CAMPEÃ EM SÃO PAULO
Escola de samba garante seu 11º título no carnaval de SP após disputa acirrada com Mancha Verde e Império de Casa Verde

A escola de samba paulistana Mocidade Alegre venceu a disputa pelo título de campeã do carnaval 2023 em São Paulo. Mancha Verde ficou em segundo lugar, e Império de Casa Verde, em terceiro. Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. A apuração ocorreu ontem e a festa da vitória se estendeu até a manhã desta quarta-feira (22). A Mocidade Alegre tem onze títulos de campeã no Grupo Especial de São Paulo. A escola, conhecida como casa do samba, costuma abordar a história afro-brasileira em seus desfiles e, este ano, levou à avenida o enredo “Yasuke”, enaltecendo a história do imigrante africano que se tornou o primeiro samurai negro e uma figura respeitada no Japão. Assim como os desfiles, a apuração dos votos dos jurados ocorreu no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, e foi acompanhada por representantes das agremiações. A emoção tomou conta dos participantes das escolas de samba, que viram uma disputa acirrada, decidida apenas no último quesito. Não foi permitida a presença das torcidas das escolas. No final, a Mocidade somou 270 pontos. A última conquista da escola, maior campeã entre as participantes desta edição, havia sido em 2014.
Campeã em 2022, a Mancha Verde teve que se conformar com o segundo lugar. No sambódromo, a agremiação levou o xaxado nordestino para a passarela do samba. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu a ordem que as notas dos quesitos seriam reveladas. Ao todo, são nove quesitos e quatro jurados para cada um deles. Neste ano, os jurados podiam dar notas de 8 a 10. Na disputa, Mocidade e Mancha somavam 210 pontos, o máximo possível, ao fim do sétimo quesito – mas a primeira escola já levava a melhor no critério de desempate. A Mancha perdeu seu primeiro e único décimo no penúltimo quesito (Mestre-sala e Porta-Bandeira). Nenhuma das 14 agremiações que participaram dos desfiles foi punida por atraso ou problemas no Sambódromo. Nesta edição, Fantasia foi o critério de desempate. O desfile das campeãs ocorre no sábado (25), no Anhembi, em São Paulo. Participam da festa as cinco primeiras colocadas Grupo Especial, as duas primeiras colocadas do Acesso 1 e a primeira do Acesso 2. Do Grupo Especial, por ordem de classificação, desfilam: Mocidade Alegre, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos de Tatuapé e Dragões da Real.
REBAIXADAS
Alegria de um lado e tristeza do outro. Para as escolas de samba Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio a quarta-feira de cinzas será para entender o que deu errado e aquecer a bateria para o próximo carnaval. As escolas foram rebaixadas e disputam o Grupo de Acesso em 2024. Na avenida, a tradicional Vila Maria apresentou um enredo em que revisitava a própria história, mas acabou na penúltima colocação.
Já a última colocada, a estreante no Grupo Especial Estrela do Terceiro Milênio, volta ao Grupo de Acesso após ser um dos destaques do carnaval de São Paulo. A escola fez um tributo ao humor e à arte de rir.