loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 07/05/2025 | Ano | Nº 5961
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Caderno B

MÚSICA DE CÂMARA

Semana de Música de Câmara da ETA/Ufal apresenta concerto de cordas

Programação do evento tem nomes renomados da arte erudita

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Semana de Música de Câmara da ETA/Ufal apresenta concerto de cordas
| Foto: Ascom Ufal
Com diversas atividades voltadas para o universo da música erudita, a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando a Semana de Música de Câmara. O evento ocorre até a sexta-feira (10), no Espaço Cultural da instituição, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.
Gratuita e aberta para todos os admiradores da música de câmara, a programação busca promover uma troca de conhecimentos. Um dos destaques é a masterclass com o professor Oliver Yatsugafu, da Universidade Federal do Mato Grosso, que ocorre durante as manhãs dos dias 8 e 9.
Diretora artística da Semana de Música de Câmara e professora da ETA - UFAL, Lilian Pereira destaca a necessária presença da música na formação do músico. A docente coordenou até 2020 o Encontro de Cordas da Escola Técnica de Artes - ENCOETA, porém, se afastou para cursar o doutorado em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, em Portugal.
De acordo com ela, os encontros sempre contaram com a participação dos professores-artistas, de diversas regiões do Brasil, que são ligados à universidades, como, por exemplo, a UFMT, UFG, UFRN e UFPB. Com sua volta para o Brasil e o término da pandemia do coronavírus, a professora encontrou o momento propício para realizar o encontro.
“Quando decidi vir para Maceió já tinha um contato constante com amigos da música e, então, decidimos alinhar as datas para fazermos esse encontro aqui na capital alagoana. A música de câmara na formação de um músico é de extrema importância!”, disse ela.
Ainda segundo Lilian Pereira, momentos como a Semana de Música de Câmera são de suma importância para a cena local, pois oferecem aos músicos a possibilidade de explorarem todos os aspectos da construção musical.
“Isso faz toda a diferença na música que se faz coletivamente, pois a música é um espelho da vida e o que buscamos em nossa jornada é partilha, escuta, entrega e construção harmoniosa dos nossos sonhos”.
Além dos momentos de aprendizado, os participantes do evento também poderão apreciar, na sexta-feira (10), às 18h, no auditório da ETA/Ufal, o concerto “O Amor e o Tempo”, da Camerata Acadêmica da ETA. Para encerrar de forma ainda mais especial, haverá as participações do violinista Oliver Yatsugafu e do percussionista Renault Guimarães, no pandeiro. O espetáculo também é gratuito.
Tendo em seu núcleo base os instrumentos de cordas com arco e um repertório que perpassa pelas produções dos períodos barroco e contemporâneo, a Camerata da ETA foi criada em 2015, a partir de um projeto de extensão.
Com a certeza de que está contribuindo para um caminho de construção de uma música de alto nível, a diretora Lilian Pereira não economiza nas expectativas para o encerramento da Semana de Música de Câmara.
“Será um concerto voltado aos sentidos e aos afetos. Quando tocamos, buscamos chegar ao ouvinte pelo afeto, através do que ele ouve. Queremos partilhar aquilo que é essencial no fazer musical: a partilha coletiva em diálogo constante com os afetos humanos”, disse ela.
*Sob supervisão da editoria de Cultura

Relacionadas