Atriz Daniela Cattívaz abraça seu eu do passado em peça teatral
"A Infância da Inocência" estreia, neste sábado (8), às 19h30, no palco do Teatro Deodoro
Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 07/04/2023 - Matéria atualizada em 10/04/2023 às 14h54

Abraçando seu eu do passado e pensando no futuro, a atriz e dramaturga Daniela Cattívaz estreia, neste sábado (8), às 19h30, no palco do Teatro Deodoro, o espetáculo teatral “A Infância da Inocência”.
Nascida em Penedo e formada em Artes Dramáticas na Escola Técnica de Artes da Ufal, a artista se prepara para iniciar sua pós-graduação em Direção Teatral, na Casa das Artes das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e decidiu tirar do papel um projeto antigo para angariar recursos para a ida às terras cariocas.
Escrita entre 2015 e 2016, a peça surgiu para Daniela como um grande desejo de escrever sobre algo que conhecesse bem e tivesse propriedade. Como na época já trabalhava com crianças, ela decidiu falar sobre a infância.
“Eu ainda estudava interpretação na Escola Técnica de Artes e fui acometida por uma vontade gigante de escrever um texto sobre algo que eu conhecesse muito, então pensei em escrever sobre infância, já que era um tema que eu tinha bastante afinidade por trabalhar com crianças e por colecionar muitas fotos e objetos de quando eu era criança”, contou ela.
Segundo a artista, durante dias, quando chegava da aula de teatro, seu compromisso era escrever. Após o texto pronto, Daniela terminou guardando e não expondo a obra para ninguém, pois não achava boa o suficiente para ser interpretada no palco.
“Decidi agora montar o texto, só agora, pois me representa como ser humano e profissional, tem a minha identidade e sensibilidade de artista. Então, acredito que agora é o momento desse texto não ser apenas meu e sim nosso”, disse.
Com o intuito de deixar a personagem brincar nos “quintais da infância”, o maior desafio de Daniela tem sido se despir de toda vaidade para se doar da melhor maneira possível. De acordo com ela, será um momento de resgates de memórias da época da infância e, com certeza, será sentido por todo o público.
“Sinto que é um caminho para abraçar um dos estados mais puros e nobres do ser humano: o meu eu criança. E, assim, possibilitar na plateia o resgate das suas melhores memórias, transformando aquele momento em uma comunhão!”, diz.
Apaixonada por arte desde a infância, Daniela se descobriu dentro do universo teatral aos 14 anos, quando participou do Intercâmbio Teatral Estudantil e, na terceira edição, ganhou o prêmio de melhor atriz. Dessa forma, para a penedense, não existe forma melhor de dizer “até logo” ao estado natal, além do espetáculo “A Infância da Inocência”.
“Além do espetáculo possibilitar a realização do meu sonho de estudar Direção Teatral, ainda será uma maneira de despedida e agradecimento ao lugar que nasci e cresci”, afirmou ela.
Transbordando de sentimentos e emoções, a artista revela que está buscando não pensar muito na estreia, para não ficar ansiosa, visando apenas viver o momento. Ela ainda afirma que será uma noite incrível, pois estará trabalhando com o que mais ama.
Além de Maceió, o espetáculo também estará no Theatro Sete de Setembro, em Penedo, na próxima quarta-feira (12), em comemoração aos 387 anos da cidade. As informações sobre como adquirir ingressos para as duas exibições estão disponíveis no instagram @cattivazproducoesartisticas ou pelo número (82) 99913-1641.
*Sob supervisão da editoria de Cultura