app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5883
Caderno B

Artesanato alagoano é destaque na Semana de Design de Milão

Semana de Design de Milão é considerada o mais importante evento do segmento no mundo

Por Maylson Honorato | Edição do dia 15/04/2023 - Matéria atualizada em 17/04/2023 às 14h30

 

Foto: ANDRÉ KLOTZ & FELIPE BRASIL
  

Envoltas nas fábulas diárias de uma Alagoas cercada por histórias, formas e cores, peças de mestres e artesãos alagoanos evidenciam as belezas, tradições e potências da cultura popular nordestina. Essas obras, que inspiram criatividade e sonhos, são convites explícitos para uma reconexão com a natureza e com a própria humanidade, por meio do talento, da simplicidade, das técnicas, dos afetos e das narrativas que estão impregnadas nesse fazer simples.


Essas poéticas nordestinas e alagoanas aportam na Semana de Design de Milão, na Itália, entre os dias 17 e 23 de abril, exibindo ao mundo o poder da arte que vem primeiro de olhos que inspecionam realidades em busca de beleza. A exposição “EVERYDAY PARADISE - outsider arts & crafts from Alagoas”, entra em cartaz na Galeria Rossana Orlandi, reunindo diferentes fazeres, reunidos após pesquisa de Rodrigo Ambrosio. A curadoria é de Lidewij Edelkoort & Lili Tedde, com patrocínio do Programa Alagoas Feita à Mão, presidido por Paula Dantas e coordenado por Daniela Vasconcelos.


A holandesa Lidewij Edelkoort é uma das trend forecasters (pesquisadora de tendências) mais respeitadas do mundo. Segundo ela, sua busca é pela valorização de um arte que dialoga com a construção coletiva, com a beleza e a ludicidade da vida. A exposição alagoana vem justamente resgatar a força da produção artesanal, das poéticas regionais, das peças que tomam forma a partir da imaginação de artesãos, mantendo, no entanto, uma sensibilidade e tradição coletivas.


“Seus objetos ingênuos e narrativos retratam um paraíso cotidiano com pássaros, flores e retratos de pessoas que, de repente, fazem sentido como uma receita contra a morosidade deste mundo. Eles usam escultura, pintura e bordado para expressar o esplendor simples de seus temas. Seu claro prazer por assuntos leves lembram o modo como deveríamos viver desde o primeiro dia, com a terra presenteada, sob o céu azul, em um ambiente que é adornado com poderosas imagens de uma arte fora do circuito tradicional e que remetem à complexa história de um povo, suas tradições e memórias que lidam com um passado de escravidão, uma diáspora contínua e uma migração multicultural que criaram o caldeirão de argila chamado Brasil”, pontua Li Edelkoort, em seu texto sobre a exposição.


“EVERYDAY PARADISE” desfruta de uma cuidadosa pesquisa de campo feita por Rodrigo Ambrosio, artista e designer alagoano, pesquisador das raízes brasileiras. A mostra congrega trabalhos de mestres e artesãos que operam diferentes matérias-primas e técnicas, como madeira, barro, fibras vegetais e couro. Entre eles estão: Aberaldo, Adeilson, Adriana Siqueira, Amilton, Artesãs de Feliz Deserto, Beto de Meirus, Boca do Vento, Boró Sandes, Dedé, Família Irineia, Família Petrônio, Farias, Gledson, Jasson, Leno, Mulungu, Pontal Art, Roxinha, Ruciel, Salvinho & Cicinho, Vavan e Zé Crente.


“A liberdade criativa presente em Alagoas, paraíso das águas, reflete um cotidiano bem humorado, leve, natural, mas que ao mesmo tempo, no mesmo voo, sabe exprimir seu passado cultural híbrido e profundo”, enfatiza Ambrosio.


Ele ainda afirma que os trabalhos da mostra “embalam a alma do povo alagoano”, representado por criadores de diferentes regiões deste pequeno Estado. Com as especificidades da natureza, crenças e costumes que envolvem as obras, elas acabam também desenhando um punhado da alma brasileira.


“Os artesãos presentes nesta exposição são a prova viva de que o mundo é repleto de agradáveis surpresas e que, com quase nada, podemos sorrir e fazer o próximo mais feliz. Difundir a criatividade alagoana é uma grande felicidade, porque acreditamos muito na importância do feito manualmente e do belo. O que, consequentemente, nos gera alegria, conforto e amor”, reforça Lili Tedde.


A exposição “EVERYDAY PARADISE”, iniciativa mais recente de internacionalização do Alagoas Feita à Mão, corrobora o compromisso do programa com a valorização da arte e da cultura alagoana, estabelecendo pontes criativas, afetivas e de negócios com diferentes agentes do mundo.


“Oportunizar e valorizar. Essas palavras definem bem a proposta do Alagoas Feito à Mão. A arte de cada pessoa e das comunidades deve ser levada para o conhecimento do mundo. Alagoas é um celeiro de artistas talentosos e o estado vem cumprindo esse papel de forma responsável e incentivadora”, ressalta Paula Dantas, presidente da Comissão do Alagoas Feito à Mão.


Para saber mais sobre o projeto Alagoas Feito À Mão, basta acessar o perfil do projeto no Instagram (@alagoasfeitaamao).

Mais matérias
desta edição