app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

Teatro e Música marcam a programação do Dia Alagoano do Teatro

De hoje até o dia 13 de abril, programação gratuita celebra as artes cênicas de Alagoas no Teatro Deodoro

Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 09/05/2023 - Matéria atualizada em 09/05/2023 às 14h49

 

Foto: JoaoErisson
 
Para festejar o Dia Alagoano do Teatro, comemorado no dia 14 de maio, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou para o público uma vasta programação de atrações que irão ocupar dos palcos aos pátios do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Iniciando nesta terça-feira (9), a grande maioria das apresentações serão gratuitas e acontecerão até o dia 13.

Com a data sendo celebrada há mais de 20 anos, a Diteal elaborou uma programação especial para fazer com que o momento também sirva para fortalecer, motivar, unir, criar e trazer artistas e o público para os teatros Deodoro e Arena Sérgio Cardoso, para vivenciar a magia e a força do teatro alagoano.

Abrindo a programação deste ano, o ator Chico de Assis trará Jorge de Lima para o Teatro Deodoro, e o mestre Chau do Pife fará uma cantoria com seus passarinhos no pátio do Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Além disso, novos talentos do teatro alagoano irão estrear representando a Associação Teatral das Alagoas (ATA).

Trazendo mais música para o evento, os jovens músicos da Camerata Ero Dictus irão realizar uma edição especial do projeto Quartas Eruditas. Também estão previstos o lançamento de um projeto de câmara e um quarteto de cordas com músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas, entre outras atrações.

A programação é vasta e, além do teatro e da música, também estão incluídas performances, uma exposição, ensaio aberto e um espetáculo inteiramente montado para essa comemoração, fruto de uma imersão com o ator Cleyton Alves.

Sendo um dia simbólico por ser a data de aniversário da atriz, dramaturga, professora e ativista cultural Linda Mascarenhas, em 2003 a data foi instituída como o Dia Alagoano do Teatro. Para Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal, esse é mais um momento importante para formação de plateia e continuidade do trabalho desenvolvido pela Diteal para trazer alunos da rede pública para prestigiar os espetáculos.

“Para nós, ter a casa cheia é uma forma de oportunizar que mais e mais pessoas possam frequentar esse espaço. Por isso, ter alunos aqui, consumindo arte, nos traz o sentimento de dever cumprido”, conta Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

De acordo com Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, Linda Mascarenhas é a representatividade de grandes nomes do teatro alagoano e sem dúvida alguma esse será mais um 14 de maio repleto de arte que enaltecem o legado deixado por Linda.

“Contamos com a presença de vocês, a arte é feita para vocês. Teremos os palcos ocupados de 9 a 13 de maio, com uma vasta programação pela manhã, tarde e noite. Venham ser parte da nossa história e do nosso fazer artístico”, finaliza Holanda.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

Mais matérias
desta edição