loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Caderno B

130 ANOS DO NASCIMENTO DO POETA

AAL promove palestras sobre as facetas de Jorge de Lima

Evento gratuito contará com a presença dos pesquisadores Milton Rosendo, Gilda Vilela e Niraldo de Farias

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Enaltecendo a história e a memória de um dos mais renomados e multifacetados artistas alagoanos, nesta quarta-feira (7), a Academia Alagoana de Letras abre as portas de sua casa para receber mais uma palestra sobre Jorge de Lima. Seguindo o cronograma anual das comemorações dos 130 anos do escritor, a AAL, destaca, neste evento, quem era Jorge de Lima, da vida pessoal até a profissional.
Gratuito e aberto para todos, o debate contará com três professores doutores que pesquisam e admiram o artista alagoano, Milton Rosendo, Gilda Vilela e Niraldo de Farias, que irão comentar sobre as diversas facetas de Jorge de Lima, indo do romancista ao fotógrafo
“Jorge de Lima é sempre um sucesso garantido e falar sobre ele com tanta frequência como a Academia Alagoana de Letras tem feito, está gerando bons frutos. Todos os nossos eventos estão sempre cheios e acredito que desta vez não será diferente. Na palestra “Simplesmente Jorge”, serão três alagoanos falando sobre a magnitude de Jorge de Lima nas mais variadas facetas dele”, disse Alberto Rostand Lanverly, presidente da AAL.
Animado com os bons resultados que os eventos sobre Jorge de Lima vêm proporcionando, o presidente da AAL revela que o grande sucesso foi uma surpresa e que tem deixado orgulhosos não apenas os membros da academia como também os familiares de Jorge de Lima.
“A família dele está encantada com tudo que vem acontecendo. Recentemente, tivemos a presença de uma neta e uma bisneta dele em um dos nossos eventos, as pessoas estão sentindo de verdade a força de Jorge de Lima e nós estamos com a sensação de dever cumprido”, contou ele.
De acordo com Niraldo de Farias, a palestra tem como maior objetivo mostrar a grandeza das obras de Jorge de Lima, através de comentários e interpretações, para fortalecer caminhos para uma maior compreensão e apreensão do artista.
“Como alagoano, estar presente em um momento como este é um sentimento de orgulho. Além disso, é sempre uma alegria muito grande porque essas homenagens nos conduzem à convivência com a criação artística do poeta que é o que de fato interessa. É o que efetivamente possibilita novas possibilidades de conhecimento, de abertura para o mundo e de distribuição da consciência, com vistas a construção de uma existência mais humana sobre a Terra”, disse Niraldo.
Ainda segundo ele, o público pode esperar três formas diferenciadas de leitura dos textos limianos, mas que, de algum modo, se constituem em interlocuções, entrelaçamentos e convergências de ideias.
“Eu estou animado e minha maior expectativa é que o público participe com perguntas, comentários e sugestões de novos temas da nossa literatura”, afirmou ele.
PRÓXIMOS PLANOS
Com as homenagens a Jorge de Lima planejadas para continuarem acontecendo até o mês de setembro, a Academia Alagoana de Letras resolveu ir além das homenagens ao patrono da AAL e realizar um evento para enaltecer a história do alagoano Arthur Ramos.
“Já tivemos três grandes eventos sobre Jorge de Lima e nós estamos planejando deixar o mês de julho para celebrar a memória e os 120 anos de Arthur Ramos, para que ele seja tão falado quanto Jorge de Lima”, contou Alberto Rostand Lanverly.
*Sob supervisão da editoria de Cultura

Relacionadas