loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 08/05/2025 | Ano | Nº 5962
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Caderno B

Paixão quadrilheira

Quadrilheiros comentam expectativas para o período junino

Apaixonados pela tradição popular, quadrilheiros falam das revelam detalhes dos temas escolhidos pelos grupos de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Quadrilheiros comentam expectativas para o período junino
| Foto: : Cortesia

Arte, forró e muita paixão. A chegada do mês de junho é, sem dúvida alguma, muito aguardada pelos amantes da cultura popular latente da época junina e por aqueles que transformam os palhoções em um verdadeiro espetáculo.

Com cores, temas diversos e histórias para contar, os quadrilheiros escutam os sinais de junho se aproximando muito antes do forró começar a tocar e as simpatias para Santo Antônio serem feitas. Sempre falando sobre o amor, os quadrilheiros de Alagoas desde os meses finais de 2022, já estavam pensando na temporada de 2023.

Pensa, busca recursos, encontra os profissionais, costura os figurinos, ensaia… haja fôlego para transformar os arraiás em grandiosos espetáculos. A rotina cansativa sempre é recompensada quando a apresentação é finalizada com êxito e, quem sabe, até com a chegada de um novo título.

Buscando sempre inovar e levar, de diferentes formas, a história de fé e amor dos noivos que embelezam a festa, neste ano, os amantes das quadrilhas juninas podem esperar mais uma temporada de espetáculos repletos de cultura e alegria.

Imagem ilustrativa da imagem Quadrilheiros comentam expectativas para o período junino
| Foto: : Cortesia

Um dos nomes mais antigos da época junina é a Quadrilha Luar do Sertão. Neste ano, o grupo trará o tema “Ubuntu - Eu sou porque nós somos”, uma filosofia africana que defende o ser humano, os direitos e a justiça, pedindo fraternidade, compaixão e respeito.

Emmanuel Lima, diretor artístico da junina, revelou que a quadrilha virá com muita força, garra e um figurino imponente e nunca visto antes. Segundo ele, o público deverá prestar atenção em tudo, pois o espetáculo é cheio de detalhes, rico, com roupas, cenografias e um repertório poético.

“A Luar promete emocionar o público e trazer mensagens de conscientização de nós mesmos para com o próximo, estender a mão para quem precisa e amar ao próximo como a nós mesmos. Faremos uma homenagem e um grito por justiça em favor aos moradores dos bairros Pinheiro e Bebedouro e traremos debates acerca dos preconceitos sofridos pela população”, disse ele.

Imagem ilustrativa da imagem Quadrilheiros comentam expectativas para o período junino
| Foto: : Cortesia

Já a Quadrilha Amanhecer no Sertão, formada há 21 anos no bairro do Benedito Bentes, a temporada de 2023 chega com muita inovação e tecnologia, criando seu próprio universo gamer a partir de elementos que compõem a tradição junina, como balão, fogueira e os santos juninos, com o tema “Lampejo - A Luz da Tradição”.

Repleto de referências de jogos e uma boa pitada de nostalgia, o grupo tem como objetivo contar a história de amor dos noivos e a relação deles com os jogos eletrônicos, apesar de serem de mundos distintos. De acordo com Bruno Melo, diretor da junina, no espetáculo Lampejo os jogadores precisarão se unir para enfrentar desafios, liberar itens importantes e conseguir passar de fase, além, é claro, vencer vilões na fase final.

“Lampejo é uma mensagem sobre a importância das tradições com um olhar apurado sobre esse mundo cheio de preconceito contra o Nordeste. Como o tema tem muito caráter lúdico, vários elementos de produção estão sendo inseridos para complementar o espetáculo. Por exemplo, as saias das damas são uma inovação para o que somos acostumados a utilizar, além disso, todos os brincantes serão personagens dessa história e por essa razão estarão caracterizados com maquiagem artística e adereços de cabeça”, contou ele.

Imagem ilustrativa da imagem Quadrilheiros comentam expectativas para o período junino
| Foto: : Cortesia

Sendo uma das mais novas no mundo junino de Alagoas, a quadrilha Santa Fé, em 2023, traz para o público elementos da cultura cigana e as formas de entrelaçamento com a sociedade atual, através do tema “Vurdón”. A preparação para esta temporada teve menos tempo que o normal e aconteceu em cerca de cinco meses.

Segundo o diretor Rosivaldo Silva, a história é bem atual e tem como eixo principal a força das mulheres. Com parte do figurino sendo produzido no Ceará, o quadrilheiro afirmou que o público pode esperar muita originalidade.

“As nossas expectativas são as melhores possíveis! O São João, para nós que fazemos a Santa Fé, é algo que vai além do figurino, da produção, da música... O São João da Santa Fé, para este ano, vem com um canto, uma alma e uma magia diferente e só quem for nos assistir poderá sentir o que estamos projetando para um dos junhos mais lindos de nossas vidas”, disse Rosivaldo.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

Relacionadas