FORRÓ E FOLIA
Concurso de quadrilhas reúne multidão em Maceió
Amanhecer no Sertão é a grande campeã alagoana e representou Alagoas no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo


Arquibancadas lotadas, torcidas fervorosas, apresentações de tirar o fôlego e, claro, muita emoção e alegria. O tradicional concurso de quadrilhas juninas Forró & Folia, realizado em uma parceria entre a Organização Arnon de Mello (OAM), a Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL) e o governo do Estado, reuniu multidões entre os dias 12 e 16 de junho, em Maceió, contribuindo para renovar o gosto do público pela tradição junina e exibindo a riqueza criativa dos grupos alagoanos.
O concurso voltou a ser realizado após três anos de hiato, em decorrência da pandemia de Covid-19, e contou com a participação de 16 equipes, que se enfrentaram ao longo da semana. Cinco quadrilhas foram para a grande final, que ocorreu na sexta-feira (16): Show Nordestino, de Marechal Deodoro; Dona Dadá, da Ponta da Terra, em Maceió; Amanhecer no Sertão, do Benedito Bentes, em Maceió; Luar do Sertão, de Maceió; e Sanfona do Rei, de Atalaia.
A grande campeã, a quadrilha Amanhecer no Sertão, representou Alagoas no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, no Recife, nesse domingo (18), onde também emocionou o público com o tema ‘Lampejo: a luz da tradição.’, que levou o universo dos jogos eletrônicos à arena.
A estudante Yara Padilha foi conferir as apresentações das mais destacadas quadrilhas de Alagoas e saiu do Forró & Folia impressionada com a qualidade dos espetáculos.
“Eu não esperava o capricho que as nossas quadrilhas mostraram, foram dias de muita emoção, muita torcida. Eu cheguei aqui sem ter uma favorita, mas todo dia saí fã de uma quadrilha. A Amanhecer ganhou o meu coração e mereceu demais levar o título de campeã”, afirma a jovem.
“Eu espero que as autoridades, que o público, que todo mundo veja que as nossas quadrilhas são maravilhosas, apresentaram espetáculos dignos de uma escola de samba, mas com a cara do Nordeste, com a nossa cultura, foi muito bom, o evento está de parabéns. Eu nunca tinha vindo e ano que vem não perco por nada”, completou Yara.

Nos bastidores do Forró & Folia, o gerente de programação da TV Gazeta, Eduardo Carvalho, conta que o evento superou as expectativas e foi abraçado pelo público.
“Foi um verdadeiro sucesso. Sabemos que os quadrilheiros são apaixonados e fazem todo o possível para entregar o melhor ao público. Foi incrível”, afirma. “A campeã foi nosso grande destaque, nós não podemos negar. Na verdade, todas as quadrilhas estavam impecáveis”, reitera Eduardo.
O diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim, afirma que o Forró & Folia mostrou, mais uma vez, a riqueza cultural de Alagoas e proporcionou ao público momentos de muita emoção e festa, fomentando a cultura popular e a identidade alagoana e nordestina.
“A OAM está sempre renovando esse compromisso com a cultura local, em busca de destacar nossos artistas e todos aqueles que contribuem para o avanço da nossa sociedade”, afirma.
“Além dos espetáculos apresentados pelas quadrilhas, destacamos a parte social, com a doação de alimentos arrecadados e que serão destinados às pessoas que mais precisam. Foi um verdadeiro sucesso, pelo qual agradecemos aos apoiadores, o governo de Alagoas e a LIQAL, e também ao público que abraçou o Forró & Folia, lotando as arquibancadas em todos os dias do evento”, finaliza Luis Amorim.

COM A PALAVRA, A CAMPEÃ
Cores, tecnologia e tradição. Assim foi o espetáculo da campeã do Forró & Folia 2023. A junina Amanhecer no Sertão, após sete anos, retornou ao pódio assumindo o 1º lugar.
Foi unindo o universo junino ao mundo gamer que a quadrilha do Benedito Bentes se consagrou. Os componentes transformaram a arena em um jogo repleto de elementos que compõem a tradição junina, para contar a história dos noivos e o amor que ambos têm pelos jogos eletrônicos.
“Ser campeão depois de um tempo foi satisfatório, afinal, a última vez tinha sido ainda em 2015. É a sensação de dever cumprido, após tantos meses de dedicação. São dias e dias de abdicação pra entregar o nosso melhor e culminar numa linda vitória”, afirmou Bruno Melo, diretor da junina.
Com balões, fogueira, santos juninos e muitas referências dos games clássicos, os participantes-jogadores de Lampejo precisaram se unir para enfrentar os desafios, desbloquear itens importantes e conseguir passar de fase, gerando um espetáculo junino com comédia, drama e nostalgia.

“No decorrer do espetáculo são feitas diversas referências aos jogos clássicos, mas apresentadas com criatividade e nossa identidade. Os noivos, apesar do amor que sentem um pelo outro, vivem em mundos diferentes, fazendo com que esse seja um dos motivos principais para o amor dos dois não florescer. Lampejo é uma mensagem sobre a importância das tradições, com um olhar apurado sobre esse mundo cheio de preconceito contra o Nordeste”, continua Bruno Melo.
Após o período intenso de ensaios, que começou em dezembro de 2022, e o término dos concursos estadual e regional, a junina Amanhecer no Sertão retorna para Alagoas com a sensação de dever cumprido e a certeza de ter representado a cultura alagoana da melhor forma possível.
“Representar nosso Estado é nosso grande objetivo quando se trata de concurso. O regional da Globo tem uma aura diferente, e chegar lá entre as melhores do Nordeste é algo que muda, inclusive, nossa forma de enxergar a quadrilha junina nos dias atuais. Foi um dia especial, de muitas novas experiências e cheio de emoções. Conseguimos mais uma vez iluminar o ginásio ao som de Djavan, tal qual fizemos aqui no Forró & Folia. Esperamos voltar em breve e representar nossa querida Alagoas mais uma vez”, conclui.