Minha arte
Nova série da TV Mar destaca artistas alagoanos
Produção autobiográfica estreia será nesta segunda-feira (3), às 20h, no canal 525 da NET/Claro


Diariamente, Alagoas se vê na tela da TV Mar (canal 525 da NET/Claro), a única emissora local que dedica 100% de sua programação aos alagoanos. Agora, em mais uma série original do canal, o público poderá conferir registros autobiográficos indispensáveis de mestres da cultura popular que enaltecem a criatividade alagoana mundo afora. A série “Minha Arte” estreia nesta segunda-feira (3), e segue no ar até o dia 14 de julho, sempre às 20h.
A produção reúne relatos como o de João Carlos da Silva, o João das Alagoas, que ganha a vida contando histórias no barro. Natural de Capela, na Zona da Mata de Alagoas, ele se dedica, há mais de 20 anos, exclusivamente à arte. Antes disso, era peão, mas revela que passava seus dias sonhando com folguedos e todas as cores, ritmos e peculiaridades que formam a identidade alagoana.
Além de João das Alagoas, mais 11 artistas participam do projeto da TV Mar: Arlindo Monteiro, Juliana Medeiros, Edmir Tavares, Eliana Cavalcanti, Firmo, Mestre Nem, Rejania Souza, Sônia Lucena, Sil de Capela, André da Marinheira e Adriana Chaluppe. Ao contar suas próprias histórias, os mestres acabam falando de Alagoas.

“É sempre legal um trabalho que fala sobre a arte alagoana. Fiquei muito feliz em participar! É importante que nosso trabalho seja divulgado e valorizado, para que mais pessoas conheçam nossa arte”, afirma João das Alagoas.
Com apoio do Sebrae Alagoas, a série “Minha Arte” dá sequência às produções originais da TV Mar, que celebrou 20 anos no ano passado. As séries “Minha Vida”, “Minha Copa” e “Minha Música” completam as séries autobiográficas já lançadas pela emissora e que enaltecem personalidades alagoanas.
“‘Minha Vida’ é mais uma produção voltada para a riqueza de Alagoas, para aqueles que fazem arte nas mais diversas áreas. Mais uma vez, a TV Mar divulga e fomenta Alagoas para os alagoanos. A TV Mar tem seu conteúdo 100% alagoano e tem, em seu DNA, a alagoanidade. Então, é muito importante para nós ver essa nova série imortalizando essas pessoas”, afirma o diretor da TV, Fernando James.
“Estamos muito felizes por podermos dar vez e voz a esses artistas que, com seus trabalhos, elevam o nome de Alagoas no Brasil e no mundo”, completa o diretor.
Outro artista que marca presença na série ‘Minha Vida’ é Arlindo Monteiro, o artesão de Alagoas que faz esculturas em palitos de fósforo. Em 2004, ele ganhou destaque nacional ao produzir a abertura da novela Da Cor do Pecado, da TV Globo. Com seus palitos, Arlindo fez todos os personagens da trama, que foi um sucesso de audiência em todo o Brasil.
Pernambucano, mas radicado em Alagoas há quase 40 anos, Arlindo diz que revisitar sua trajetória na nova série da TV Mar foi contar um pouco das vivências que os artesãos alagoanos têm ao longo da vida, além de revelar inspirações e a verve artística que faz com que esses mestres nunca desistam dos seus ofícios.
“Estou muito lisonjeado em ter participado deste projeto, para falar sobre minha vida como artista, minhas exposições e toda a minha trajetória profissional. É muito bom quando uma prata da casa, como a TV Mar, que vem crescendo cada vez mais, valoriza os artistas locais. Estou feliz e muito agradecido pelo convite, estou ansioso para assistir e tenho certeza que será de muito sucesso”, afirma Arlindo Monteiro.
UMA TV PARA OS ALAGOANOS
A diretora de jornalismo da TV Mar, Patrícia Barros, afirma que a série “Minha Vida” enriquece ainda mais a programação da emissora e chega mostrando a força da arte alagoana para os próprios alagoanos, que muitas vezes não percebem o quão rico de cultura e criatividade é Alagoas.
“A TV Mar é uma TV alagoana feita para os alagoanos e, com essas séries autobiográficas, homenageamos e, também, imortalizamos personalidades, pessoas de Alagoas, que têm grandes histórias para contar. Em ‘Minha Arte’, o público vai poder conferir artistas que vieram de todas as partes de Alagoas e que são referências, ganharam o mundo e levam nosso estado em suas artes, esculturas e bordados”, conta Patrícia.
“É um trabalho feito com carinho e que nos dá muito orgulho. O resultado nos deixou muito felizes e, realmente, está lindo. Aproveito para destacar o comprometimento do nosso diretor Fernando James com essa iniciativa. Ele vai atrás, ele participa da produção, ele não desiste diante dos obstáculos e faz com que todos se apaixonem pelo projeto”, finaliza a diretora de jornalismo.

Para Eliana Cavalcanti, uma das mais importantes personalidades do ballet em Alagoas, a série poderá descortinar a rotina de quem se dedica à arte, saber dos desafios vividos pelos personagens e saber um pouco mais do que acontece por trás das cortinas.
“Foi um prazer enorme participar da série ‘Minha Arte’. Sempre considerei de suma importância a valorização do artista local. Quando recebi o convite para participar, já aceitei de imediato. Depois, não me arrependi em nada, pois me senti muito à vontade. As perguntas foram pertinentes e inteligentes, e ainda contei com a simpatia e gentileza do Fernando James, que soube muito bem conduzir a entrevista. Desejo sucesso e vida longa a essa iniciativa tão necessária para a cultura da nossa terra”, pontuou.