Celebração
Proffa & Os Zélementos: grupo reúne 12 artistas alagoanos em show
Show musical acontecerá no Teatro Deodoro e celebra o recente álbum da banda


Artistas alagoanos cantando as belezas das alagoas. Assim será a noite da quarta-feira (5), no palco do Teatro Deodoro, com o show da banda Proffa & Os Zélementos. Celebrando seu mais recente disco lançado, o grupo leva para o público a qualidade do artista local e uma mistura de elementos da cultura nordestina com o rock n’ roll.
Criada em 2020, a banda é formada por; Eduardo Proffa na voz; Arnaud Borges no violão e vocal; Gama Júnior na flauta, vocais e efeitos; Thiago Trindade na guitarra; Ykson Nascimento no contrabaixo e Leo Costa na bateria. Com canções autorais, o grupo surgiu da união do acaso com a inquietação artística dos amigos.
“Somos um grupo de resistência. Uma banda de rock que agrega elementos da cultura nordestina no seu tocar e no seu falar. Fazemos música autoral por necessidade de sermos nós mesmos, sem interferência das culturas de outras praças. Queremos levar nossa poesia, nossa música e os elementos da nossa cultura aos quatro cantos do mundo, sem nos preocuparmos com cifras. Queremos ter visibilidade e dar poder de fala aos invisíveis, essa é a tônica da banda”, disse Eduardo Proffa.
Fazendo parte do projeto ‘Teatro Deodoro é o Maior Barato’, Proffa & Os Zélementos levarão para palco da casa da arte alagoana músicas do álbum ‘Reflexões Nacionais’, que refletem os sons das ruas, do grito dos excluídos das periferias, das lutas de classe e do povo brasileiro pelo mundo afora.
“Nós nos inclinamos em cima de músicas que falassem do cotidiano urbano, aquele que de tanto vermos se tornou comum, porém as mazelas que eles passam não é comum, e, por isso, se tornaram seres invisíveis, por exemplo: nos semáforos, nas praças, embaixo de pontes e por aí vai. O show marcará pela particularidade da canção autoral e pela grande quantidade de artistas no palco, será uma explosão de energia positiva, que, com certeza, vai tocar no coração da plateia alagoana”, disse Eduardo Proffa.
Foi pensando nessa explosão de energia positiva e numa mistura boa de artistas alagoanos que Beta Moraes (Gravity), Fernanda Guimarães, Irina Costa, Jan Claudio, Junior Almeida, Mel Nascimento, Myrna Araújo, Natasha Aretha (Fita K7), Pedro Soares (Unidade Nova Praia), Phillipe Carvalho (Cachorro Urubu), Rodrigo Avelino e Rodrigo Cardoso foram convidados para fazer parte desse momento.
Rodrigo Avelino, um dos artistas convidados, revela que não pensou duas vezes para aceitar o convite. O alagoano irá cantar a canção “Autorretrato”, de acordo com ele, um reggae cheio de influências e com uma mensagem muito forte.
“Para mim, será um momento especial e cheio de significado, pois será o primeiro show que irei participar depois do falecimento de minha mãe, ocorrido no último dia 25/06. Vou cantar com o coração cheio de saudade, lembrando das vezes que ela esteve no Teatro Deodoro me assistindo”, disse ele.
“É muito significativo fazer parte de um show tão especial, com amigos queridos, pessoas que sou fã e fazem parte da minha formação. Para o público, será uma oportunidade de ver o que nossos artistas estão produzindo, que pode esperar muita alegria, a entrega de uma verdadeira celebração da música alagoana”, completou.
Com altas expectativas para viver o momento, Eduardo Proffa conta que a ideia do show com diversos amigos artistas nasceu a partir do momento em que percebeu a necessidade de mais visibilidade para os artistas locais.
“Fazer música em Alagoas é sempre difícil, mas estas dificuldades desaparecem quando estamos no palco, fazendo o que mais gostamos. Será um momento de muita energia e mesmo que os temas sejam pouco açucarados, as músicas tem uma energia peculiar pelos elementos da terra e pela diversidade que se apresentam. Ainda mais agora que chamamos o novo Zélemento Gi Silva, na percussão”, finalizou ele.
*Sob supervisão da editoria de Cultura