Academia Alagoana de Letras celebra o legado de Arthur Ramos
Alagoano considerado pai da antropologia brasileira completaria 120 anos no próximo dia 7
Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 05/07/2023 - Matéria atualizada em 05/07/2023 às 17h12

Exaltando a história e memória de mais um ícone alagoano, a Academia Alagoana de Letras, nesta quarta-feira (5), abre as portas da Casa Jorge de Lima para homenagear Arthur Ramos, que se vivo fosse, estaria completando 120 anos no dia 7 de julho. O evento contará com a palestra “Arthur Ramos - O intérprete do mundo”, ministrada pelo Professor Doutor Fernando Antônio Gomes.
Filho da cidade do Pilar, Arthur Ramos é sem dúvida alguma um dos mais potentes nomes alagoanos. Médico psiquiatra, psicólogo social, etnólogo, folclorista e antropólogo brasileiro, o pilarense deixou um vasto legado de manifestos, palestras, livros e diversas outras ferramentas que propagam seus estudos sobre o cotidiano brasileiro e principalmente sobre a cultura negra.
Sendo um dos intelectuais responsáveis pela institucionalização do estudo das Ciências Sociais no Brasil, o alagoano é considerado pai da antropologia brasileira e difundiu seu nome e estudos pelo mundo afora, deixando mais de 600 obras que até os dias atuais são citadas por estudiosos.
Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o evento em homenagem à memória de Arthur Ramos é mais uma forma de relembrar à sociedade toda a grandeza do intelectual. De acordo com ele, Arthur Ramos por si só, já merece todos os aplausos e homenagens.
“Nosso trabalho e nosso dever é levar a cultura para o povo alagoano. Um evento sobre Arthur Ramos ratifica a grandeza que foi esse homem dentro do Brasil. O precursor da antropologia brasileira, responsável pelo engrandecimento dos estudos sobre o homem brasileiro, da negritude e tantas outras coisas”, disse ele.
Com a Academia Alagoana de Letras celebrando em 2023 o ‘ano de Jorge de Lima’, para a instituição, falar de Arthur Ramos, que é um intelectual tão potente quanto o patrono da Academia, é uma honra e, com certeza, será um momento marcante para a AAL e os participantes.
Segundo Lanverly, na palestra “Arthur Ramos - O intérprete do mundo”, ministrada pelo Professor Doutor Fernando Antônio Gomes, o público irá debater e conhecer um pouco mais sobre detalhes da vida de Arthur Ramos, embarcando nas minúcias do cotidiano do alagoano, o que fez, como agiu, como suas pesquisas nasceram e muito mais.
“Nossas expectativas estão muito altas, é mais um evento arrojado da Academia Alagoana de Letras e tenho certeza que será casa cheia. Arthur Ramos é um dos ícones da literatura alagoana e brasileira, um homem extremamente aplaudido dentro da história”, afirmou.
PARA O FUTURO
Com uma rotina intensa de eventos, a Academia Alagoana de Letras já se prepara para os próximos eventos. Logo mais, em agosto, a instituição pretende celebrar o folclore alagoano com uma palestra abordando Théo Brandão e todo seu legado. A palestra será ministrada pela museóloga Carmem Lúcia Dantas e promete reviver a história do folclore dentro de Alagoas.
Além disso, a AAL também se prepara para a chegada da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, onde terá uma mesa redonda com três grandes literatos brasileiros. Outro destaque será o lançamento do livro da Academia Alagoana de Letras sobre Jorge de Lima, que será lançado em setembro.
*Sob supervisão da editoria de Cultura