Canjerê Posú Betá
Terreiro promove ações formativas e oficinas culturais gratuitas
Palestras, discussões e aulas de dança e culinária estão na programação, que é aberta para a comunidade


Reverenciando a ancestralidade africana, os saberes e fazeres das comunidades tradicionais e a resistência do povo de terreiro, o Ilê N’ifé Omi Omo Posú Betá, durante cinco dias, estará realizando, de forma gratuita, ações formativas sobre a cultura afro-brasileira.
Com o terreiro sendo dirigido pela ialorixá Mirian Araújo Souza de Melo, também conhecida como Mãe Mirian, um dos patrimônios vivos de Alagoas, o evento faz parte do calendário litúrgico do espaço religioso e celebra a força feminina dentro do candomblé.
Aberto para todos, o local irá promover, de segunda (17) a sexta-feira (21), oficinas, palestras e muito compartilhamento do saber ancestral. A programação do primeiro dia de atividades conta com oficina de dança afro, ministrada pelas Sambadeiras do Posú Betá.
Já na terça-feira (18), será o momento de discutir políticas públicas para as mulheres de terreiro com Mônica Carvalho, que é mestra, ialorixá e integrante do Coletivo Iyá Egbé. Também no dia 18, haverá oficina de dança afro com a dançarina e coreógrafa do Afoxé Povo de Exu, Leide Serafim (Olodum).
A palestra escolhida para a quarta-feira (19) é sobre a saúde mental da população negra e conta com a participação da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membra do Movimento Negro, Ângela Benedita, e Morgana Mendonça, que é psicóloga e membra do Instituto do Negro de Alagoas (Ineg). Além disso, também terá oficina de percussão com os Ogans do Posú Betá.
Na quinta-feira (20) será a vez de discutir sobre as perspectivas futuristas afro-diaspóricas com o multiartista Allexandrea e a mestra em cultura popular e artista independente, Joelma Ferreira. No mesmo dia, Allexandrea também irá ministrar uma oficina de danças quilombolas.
Finalizando a semana de atividades, a sexta-feira (21) será pensando sobre o samba enquanto estratégia para promoção de educação, com o cantor, compositor e educador Igbonan Rocha. Deixando tudo ainda mais saboroso e prazeroso, será oferecida a oficina “Saberes e sabores do Posú Betá”, ministrada pelo Ogan Adeilson.
Todas as ações acontecerão dentro do Ilê N’ifé Omi Omo Posú Betá, que fica localizado na Rua Luiz Campos Teixeira, 290 - Poço. Para mais informações: @posubeta.
*Sob supervisão da editoria de Cultura
