loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Caderno B

O AFRICANTO DOS TINCOÃS

Igbonan Rocha e Mateus Aleluia Filho apresentam show no Teatro Deodoro

Show gratuito é uma homenagem ao icônico grupo de músicas tradicionais Os Tincoãs

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Levando ao palco uma celebração à ancestralidade e uma homenagem a um dos grandes grupos de música afro-brasileira, o show “O Africanto dos Tincoãs”, de Mateus Aleluia Filho e Igbonan Rocha, é a grande atração do Teatro Deodoro nesta terça-feira (25), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo musical e simbólico encerra a programação do ‘Canjerê do Posú Betá’, que desde a semana passada vem proporcionando momentos festivos e de diálogos das comunidades tradicionais com o público geral. A ação é promovido pelo terreiro e ponto de cultura Ilê Nifé Omi Omo Posú Betá, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares.

Unidos para reviver os sucessos da banda Os Tincoãs, formada em 1960 na Bahia e um dos mais icônicos grupos do gênero das décadas de 1960 e 1970, Mateus Aleluia Filho é herdeiro de Mateus Aleluia - um dos responsáveis pelos anos de ouro do grupo. Ele protagoniza o show junto com Igbonan Rocha. A dupla promete levar o público para navegar no axé baiano. Além disso, o percussionista alagoano Wilson Santos, da Orquestra de Tambores, e o Samba de Roda K’Posú de Mãe Mirian também farão parte do momento.

Conhecidos por revolucionar a forma de se falar da cultura negra e do candomblé em seus repertórios, os Tincoãs, com arranjos musicais, instrumentos de percussão e muita referência afro-brasileira, ganhou as paradas musicais cantando sobre os Orixás, divindades cultuadas pelos religiosos de matriz africana.

Formado por Mateus Aleluia, Dadinho e Eraldo, ‘Os Tincoãs’ tem entre os maiores hits as saudações musicais que enaltecem os Orixás Nanã, Oxóssi, Oxum e Iansã. As canções driblaram os obstáculos do preconceito e alcançaram os mais variados espaços.

De acordo com Mateus Aleluia Filho, o show será uma verdadeira celebração à ancestralidade, à vida e ao sagrado. “Nosso maior intuito com esse show é mostrar nossa conexão com o sagrado, com o axé, queremos falar sobre respeito, da importância da nossa presença”.

Com o evento acontecendo gratuitamente, o artista baiano ainda afirma que o público pode esperar uma noite repleta de alegria, amor e comunhão. Segundo ele, o show foi preparado pensando em gerar uma verdadeira conexão com a plateia.

“Para mim, chegar em Alagoas e sentir todo o amor com que as pessoas têm me recebido e possuem pelo sagrado, pelo axé, tem sido maravilhoso e muito bonito. Hoje, no Teatro Deodoro, estaremos juntos convictos de que nossa religiosidade e cultura é movida pelo bem, pelo amor. Nossa conexão com a natureza, com o mar de Iemanjá, a alquimia e o ferro de Ogun e tantas outras coisas nos fazem ser cada vez mais fortes”, finalizou Mateus.

O cantor Igbonan Rocha conta que a ideia do show surgiu após as inquietações do terreiro de Mãe Mirian, ialorixá e patrimônio vivo de Alagoas. Segundo ele, o maior objetivo do show é desmistificar as religiões de matriz africana, mostrando que a alegria e a confraternização perpassam em todos os momentos da religiosidade, além de ressaltar que a personificação do mal não existe dentro da tradição afro.

Com altas expectativas, Igbonan Rocha afirma que o espetáculo é guiado pela alegria e que, sem dúvidas, será um momento único com as releituras dos grandes sucessos dos Tincoãs.

“Será, além de uma maravilhosa homenagem aos Tincoãs, um encontro para celebrar a energia advinda dos Orixás. Será um xirê onde cantaremos de Exú à Oxalá. Escolhemos as composições seguindo a sequência dos cânticos do Candomblé”, disse ele.

A apresentação acontece no Teatro Deodoro, a partir das 20h30, e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do próprio Teatro Deodoro. Como o espaço é limitado, a retirada de ingressos começará às 14h e, caso ainda existam convites, podem ser retirados até o horário do show.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

Relacionadas