Caderno B
Marcos Vasconcelos Filho lança livro com a história de Temóteo Correia
Lançamento será no dia 3 de agosto, às 19h, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió

O personagem central desta história foi deputado estadual por seis vezes, escreveu o pitoresco da política em livros, revelou os bastidores do poder como ninguém. Agora, Temóteo Correia é o biografado. O autor da obra é o talentoso Marcos Vasconcelos Filho, que lança seu novo livro, contando a história desse grande personagem da vida pública alagoana.
O lançamento de “Temóteo Correia - Ação pública e bastidores da vida de um parlamentar” será no dia 3 de agosto, às 19h, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. Na mesma noite, Temóteo Correia estará lançando “Um pensamento à direita”.
Marcos Vasconcelos Filho é um jovem e destacado pensador alagoano. É ensaísta, autor de livros premiados em âmbito nacional, professor universitário, doutor em Sociologia, docente fundador do curso de Medicina do Cesmac (2014), ex-presidente da Comissão Alagoana de Folclore (2015-2018), membro das academias Alagoana e Pernambucana de Letras e dos institutos históricos de Alagoas, Pernambuco e Bahia, gestor responsável pela reestruturação do Arquivo Público de Alagoas (2011-2015), articulista de periódicos como “Estadão”. Dentre as obras que publicou, destacam-se “Pontes de Miranda: ao piar das corujas” (duas edições: 2006; 2020), “Aurélio Buarque de Holanda: marulheiro” (2008) e “José Guilherme Merquior: da estética à política” (2020).
De acordo com o autor, o livro faz parte de um plano maior — e ambicioso. Ele quer registrar a história recente de Alagoas por meio de seus personagens mais importantes. Confira a conversa com Marcos Vasconcelos.
Gazeta. Por que considerou necessário registrar a trajetória de Temóteo Correia?
Marcos Vasconcelos Filho. Admiro em Temóteo um característico raríssimo de ser achado nos homens públicos do Brasil: o gosto pelo diletantismo cultural, pois ele já publicou livros tanto de condimento humorístico quanto de reflexão filosófico-política. Nós nos conhecemos durante uma de suas campanhas eleitorais a deputado estadual. Coincidentemente, após anos, visitei-o antes do processo de escrita da biografia com a finalidade de colher fotografias de seu sogro, o ex-parlamentar Tarcísio de Jesus (1923-1990), pai de sua esposa Rita, para ilustrar, em capítulo, a trajetória do ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, tema de outra obra minha. Pouco depois, ele aprovava a ideia de escrevermos sobre a sua vida.
E o que o leitor encontrará na obra? Quais os destaques?
Muitas fotografias (risos). Ironia à parte, mas também por vivermos sob a era menos dos textos que das imagens, é difícil não estimarmos fotos, não? E a obra, nas suas 326 páginas, possui logo três álbuns intercalados. Outra curiosidade: o protagonista é engenheiro civil. Então, sugestivamente, nomeei cada uma das oito seções do livro assim: “Projeto”, “Topografia”, “Cálculo”, “Edificação”, “Instalação”, “Materiais”, “Geologia” e “Estatística”. Tais capítulos cobrem a genealogia, a formação, o trajeto público e as atividades privadas. No entanto, a qualidade maior da obra reside no esmiuçamento da política alagoana dos anos 1980 pra cá. Revelo: este livro integra um plano maior (e bastante ambicioso) por mim ideado, o qual culminará com a edição de uma história geral de Alagoas.
Como foi o processo de pesquisa e escrita?
Em razão da pandemia, esporádicas foram as reuniões presenciais junto ao protagonista. Na escritura, a base do livro partiu de um esboço de memórias do próprio personagem e, à medida que eu redigia os capítulos, apresentava-os à crítica de Temóteo.
Como adquirir a obra?
A obra poderá ser adquirida no dia do lançamento, quando o biógrafo e o biografado autografarão os exemplares numa bela confraternização oferecida aos presentes.