app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B UDA vem de conquistas recentes na Copa Rainha Marta

Copa Rainha Marta e Taça das Grotas vão movimentar futebol de Alagoas

Competições darão oportunidades a jovens alagoanos

Por Guilherme Nobre | Edição do dia 02/04/2024 - Matéria atualizada em 02/04/2024 às 04h00

A Taça das Grotas e a Copa Rainha Marta já são atrações mais do que comuns para o calendário do futebol alagoano. Os torneios estarão de volta nesta temporada e foram lançados oficialmente nessa segunda-feira (1º), em uma solenidade realizada no Estádio Rei Pelé, promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Sucesso nas comunidades maceioenses, a Taça das Grotas irá para sua sexta edição e contará com 48 equipes participantes. Os clubes inscritos serão de comunidades locais e da região metropolitana da capital alagoana. A expectativa é que isto gere a participação de cerca de 960 garotos, entre 14 e 17 anos.

A competição será dividida em duas: a Série Ouro e a Série Prata. Na primeira fase, haverá 24 confrontos, entre os 48 participantes. Os vencedores, irão compor os seis grupos de quatro times cada. Já os 24 derrotados irão para a Série Prata.

Já na Copa Rainha Marta, que leva o nome da jogadora alagoana Marta, da Seleção Brasileira, e estará na sua oitava edição, serão contemplados 32 clubes. A previsão é que cerca de 640 mulheres estejam competindo no interior e na capital. O formato seguirá o modelo de anos anteriores, com clubes da capital e do interior divididos por região.

Como forma de atrair ainda mais o número de atletas, a Copa Rainha Marta permite jogadoras a partir dos 14 anos. Porém, cada time poderá inscrever até duas atletas acima de 12 anos.

Além disso, cada equipe poderá contar com 20 atletas inscritas na competição e mais 6 integrantes da comissão técnica.

“FESTA DO ESPORTE”

As competições serão organizadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), pasta comandada por Lydia Poliana.

“Vamos promover uma verdadeira festa do esporte social, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Selaj, de oferecer oportunidades para além de atletas, mas também aos cidadãos”, afirmou Lydia Pollyana.

O secretário especial de Gestão da Selaj, Charles Hebert, que já coordenou as duas competições, destacou mais um ano de disputa e de oportunidades para os participantes.

“Acompanhamos essas competições desde a sua criação e constatamos a evolução do número de equipes, atletas participantes e benefícios oferecidos. Em 2024 não será diferente. Nós seguiremos inovando e oferecendo o que há de melhor para o esporte de base”, afirmou Hebert.

Mais matérias
desta edição