app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5708
Caderno B

Dia do Trabalhador é marcado por manifestação na orla de Maceió

Sindicalistas defendem valorização do serviço público, redução de juros e fim da terceirização irrestrita

Por Greyce Bernardino | Edição do dia 02/05/2024 - Matéria atualizada em 02/05/2024 às 04h00

Integrantes de movimentos de trabalhadores de diversas categorias se reuniram, na manhã de ontem, na orla de Pajuçara, em Maceió, para participar de um ato em celebração ao Dia do Trabalhador. A manifestação terminou com shows na Praça Sete Coqueiros. O tema do movimento teve como pano de fundo nacional e pediu por “um Brasil mais justo” para a classe trabalhadora.

“Queremos um Brasil mais justo, com empregos decentes, juros mais baixos, defesa da agricultura familiar, revogação da reforma trabalhista e da reforma da previdência. Queremos a valorização do serviço público. Hoje, no entanto, temos servidores em greve e damos total apoio a esses companheiros. É preciso valorizar o profissional para que tenhamos um serviço de qualidade”, disse Rilda Alves, da diretoria da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL).

PAUTAS

As pautas dos movimentos trabalhistas organizadas para 2024 são: emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.

Além disso, o movimento pede a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência, o fim da terceirização irrestrita, luta em defesa do meio ambiente devido à emergência climática, apoio às vítimas da mineração pela Braskem nos bairros afundados, celeridade na reforma agrária e apoio à agricultura familiar.

ORGANIZAÇÃO

O ato político em Maceió teve uma programação semelhante em todo o Brasil para marcar o Dia do Trabalhador. Ele foi organizado pelas centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Intersindical Central da Classe Trabalhadora). A estimativa da organização do evento é que 5 mil pessoas participaram do ato.

O encerramento contou com show musical do Izael e banda e convidados, em um trio elétrico contratado pelos organizadores.

OUTRAS CAPITAIS

As centrais sindicais fizeram ato em comemoração ao Dia do Trabalhador em diversas cidades do Brasil.

Além de Maceió, as celebrações ocorrem em São Paulo, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife e Vitória.

Em Aracaju, trabalhadores e integrantes de movimentos sindicais realizaram atos na Zona Sul. Houve panfletagem no cruzamento das avenidas Beira Mar e Murilo Dantas, seguida de uma caminhada pelas ruas do conjunto Augusto Franco.

Dezenas de trabalhadores e participantes de movimentos sociais se reuniram em Fortaleza para realizar uma passeata em prol dos direitos dos trabalhadores e em apoio aos servidores em greve nas universidades estaduais e federais do Ceará.

Em Belo Horizonte, os manifestantes se reuniram na Praça Afonso Arinos. Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), Jairo Nogueira, a principal pauta é a revogação das reformas trabalhista e da Previdência.

No Recife, a concentração começou por volta das 10h, em frente à praia do Buraco da Veia, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana.

Mais matérias
desta edição