app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Caderno B

Presidente do Tribunal de Justiça toma posse como governador do Estado

Desembargador Fernando Tourinho fica à frente do Poder Executivo até o dia 19 deste mês

Por Tatianne Brandão | Edição do dia 14/05/2024 - Matéria atualizada em 14/05/2024 às 04h00

O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Fernando Tourinho, assumiu ontem o governo do Estado. Ele seguirá à frente da gestão estadual até o próximo dia 19. Políticos e diversas autoridades participaram da cerimônia de posse realizada no Palácio dos Palmares.

Tourinho assume o cargo porque o Governador Paulo Dantas viajou à Europa para cumprir agenda de interesse do Estado. Já o vice-governador Ronaldo Lessa obteve licença para tratamento médico e não pôde substituir Dantas.

O próximo na linha de sucessão para ficar no lugar de Paulo Dantas seria o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor, mas este também não pôde assumir o governo porque cumpre compromissos institucionais fora do Estado.

Durante a posse, Tourinho disse que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Dantas. ““Não precisamos mudar o que está dando certo, e o Estado vem sendo muito bem conduzido pelo governador Paulo Dantas. Tenho um compromisso com o povo de Alagoas e pretendo fazer o meu melhor nesses dias à frente do estado, pois nós amamos essa terra”, afirmou Tourinho. “Vou dar continuidade ao que vem sendo feito. O Tribunal de Justiça está muito honrado com essa deferência”.

O desembargador disseque estava bastante sensibilizado e agradecido ao Governador Paulo Dantas por confiar a um membro do Poder Judiciário assumir o governo de Alagoas. “É sobre forte emoção que estou assumindo o honroso cargo de governador do estado de Alagoas. Esse gesto para com o Poder Judiciário é fruto da harmonia que deve sempre existir, da boa harmonia entre os poderes”, afirmou.

Ele também se emocionou ao lembrar que seu pai, desembargador Fernando Tourinho, que também teve a honra de assumir o cargo de governador do Estado na gestão do governador Ronaldo Lessa.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, representando o governo de Alagoas, deu as boas-vindas ao Presidente do TJ/AL e disse que toda equipe do governo estará à sua disposição. “Estaremos aqui para apoiar o senhor nesse momento que está assumindo sua função constitucional como governador do Estado”, reforçou o secretário.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Wagner Paes, disse que a trajetória do desembargador Fernando Tourinho é notadamente marcada pela preocupação social e nunca foi um desembargador de gabinete. “Sempre demonstrou sua capacidade de articulação, aglutinação, sempre sendo uma ponte para unir as pessoas, unir uma estrutura e na presidência do Tribunal de Justiça não foi diferente. Essa visão marca a sua pessoa, marca a sua trajetória e hoje vemos coroar aqui ao assumir o Governo do Estado de Alagoas”, afirmou o presidente da OAB/AL.

Mais matérias
desta edição