app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Caderno B

Tourinho visita obras de creches Cria em Milagres e Porto de Pedras

Governador em exercício destacou importância do programa para a educação das crianças

Por Rayssa Cavalcante | Edição do dia 15/05/2024 - Matéria atualizada em 15/05/2024 às 04h00

O governador em exercício, desembargador Fernando Tourinho, visitou ontem as obras de construção de duas novas Creches Cria, nos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. A visita foi acompanhada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, e pela secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria Gevan.

Em ambas as cidades, as obras estão em fase de conclusão. Em São Miguel dos Milagres, a creche Cria está com 80% das obras concluídas e deve ser entregue até o início de junho. Essa será a 58ª creche a ser inaugurada pelo governador Paulo Dantas, das 200 que deverão ser entregues até 2026,

Já em Porto de Pedras, o andamento das obras está mais adiantada, com 90% concluída e deve ser inaugurada também até o início do mês de junho e será a 59ª a entrar em funcionamento no Estado. Durante a visita, Fernando Tourinho destacou a importância do Programa Cria para o desenvolvimento educacional das crianças alagoanas na garantia um futuro melhor.

“É fundamental que as crianças na primeira infância tenham realmente essa atenção, para que tenham o melhor aprendizado e possam crescer e ser o que elas queiram”, disse.

“Trata-se de um projeto ousado do Governador Paulo Dantas na área da educação. Já foram entregues 57 Creches Cria, das 200 que estão previstas pelo governo Paulo Dantas”, completou o governador em exercício.

O prefeito da cidade de Porto de Pedras, Henrique Vilela, afirmou que a ideia é integrar os alunos de três creches municipais à Creche Cria. “A expectativa é muita grande pela entrega dessa creche e espero entregar junto com o Governador Paulo Dantas até o dia 9 de junho, Dia da Emancipação Política da cidade”, informou.

Já para o prefeito de São Miguel dos Milagres, Jadson Lessa, a Creche Cria é a realização de um sonho e vai garantir que as crianças do município tenham ainda mais desenvolvimento no processo de aprendizagem. “Nós já temos no município duas escolas de tempo integral e essa creche que vão contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da educação de nossas crianças”, disse.

De acordo com a secretária de Gestão da Seduc, Maria Gevan, estão em construção simultaneamente em Alagoas 15 creches e mais 60 estão em fase de licitação. “A educação é prioridade para o governador Paulo Dantas, que cumpre o que promete e até o final de sua gestão estaremos entregando 200 creches”, assegurou a secretária.

ALTO INVESTIMENTO

As creches terão, cada uma, capacidade de matricular até 200 crianças de 0 a 5 anos de idade. Todas as unidades estão sendo construídas com recursos próprios do Estado, com custo de R$ 4,5 milhões, cada uma, em parceria com os municípios que doam o terreno para construção. Após concluídas, as creches são repassadas pelo Estado aos municípios, que têm a responsabilidade pela educação infantil.

*com informações da assessoria.

Mais matérias
desta edição