app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5730
Caderno B

Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade

Evento será realizado no dia 17 deste mês, no Ritz Lagoa da Anta, com especialistas renomados

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 08/06/2024 - Matéria atualizada em 08/06/2024 às 04h00

/Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade urbana
/Gazeta de Alagoas promove debate sobre mobilidade urbana em Maceió

Maceió vai se transformar, no dia 17 de junho, no centro das discussões sobre mobilidade urbana. Nesta data, de forma inédita, a Gazeta de Alagoas reunirá especialistas no assunto durante o Summit Mobilidade, que acontecerá no Ritz Lagoa da Anta. Ao longo de todo o dia, representantes do Poder Público, da Academia e da sociedade civil vão tratar sobre as possibilidades de melhoria da mobilidade urbana na capital e na Região Metropolitana, trazendo ao debate o que há de mais moderno sobre o tema.

“Dentro do espírito de celebração dos 90 anos da Gazeta de Alagoas, vamos promover o Summit Mobilidade. É uma excelente oportunidade para discutir o cenário da mobilidade na grande Maceió, sob a perspectiva da promoção de um desenvolvimento urbano sustentável, com a presença de especialistas nacionais e de nossa terra. Esse evento fortalece o compromisso permanente e histórico da Organização Arnon de Mello com a sociedade alagoana”, destaacou o diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim.

Considerada uma das 21 mulheres mais influentes do mundo em mobilidade, a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Jessica Lima é uma das palestrantes do evento. Ela ressaltou o pioneirismo da iniciativa.

“É um evento de extrema importância porque mobilidade urbana é algo que impacta na vida de todas as pessoas. Todos que moram em cidades e em áreas rurais são impactados pela forma como a cidade organiza o seu transporte e a sua mobilidade. Esse evento vai trazer grandes especialistas, algo que nunca aconteceu em Maceió. Estou muito feliz e ansiosa”, disse.

A diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Linke, é outra presença confirmada no Summit Mobilidade. Entre outros assuntos, ela pretende falar sobre mobilidade urbana sustentável e a importância de se avançar na direção do transporte com zero emissão de carbono, o que, segundo a especialista, é fundamental para garantir uma cidade mais resiliente e mais justa.

O doutor em Planejamento Urbano e autor do livro “Passe Livre: As Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização”, Daniel Santini, também é presença confirmada. Ele afirmou que a tarifa zero é hoje uma realidade em 114 municípios brasileiros, beneficiando 5,6 milhões de pessoas.

O deputado federal por Alagoas Rafael Brito participará dos debates e destacou a importância de o assunto ser colocado em pauta neste momento, em que Maceió foi uma das poucas capitais do País que não cumpriram o que determinava a lei em relação à mobilidade urbana.

Também já confirmaram presença no evento autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho; o Governador Paulo Dantas; o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa; o deputado estadual Alexandre Ayres; a oficial Nacional da ONU Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti, entre outros.

Mais matérias
desta edição