loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 26/02/2025 | Ano | Nº 5912
Maceió, AL
32° Tempo
Home > Caderno B

ALAGOAS NAS TELAS

Quatro filmes de Alagoas estão na 28ª Mostra de Cinema Tiradentes

Festival é um dos mais relevantes do País e exibirá 140 filmes brasileiros, de 21 estados diferentes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
“Phoenix Club”, de Gabriela Araújo
“Phoenix Club”, de Gabriela Araújo | Foto: Divulgação

Quatro produções de Alagoas irão brilhar nas telas da 28ª edição da Mostra de Cinema Tiradentes, em Minas Gerais, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro. O festival é um dos mais relevantes do audiovisual nacional e, neste ano, exibe 140 filmes brasileiros, sendo 43 longas, 1 média e 96 curtas, de 21 estados diferentes.

Com sotaque alagoano, os curtas “Phoenix Club”, de Gabriela Araújo; “Entre Corpos”, de Mayra Costa; e “Cavaram uma cova no meu coração”, de Ulisses Arthur, participam da mostra em 2025. Ulisses também apresentará, em sessão especial para convidados da indústria, o longa “Não estamos sonhando”, que está em processo de finalização. “O grande circo místico” (2018), filme de Cacá Diegues baseado na obra de Jorge de Lima, será exibido em uma sessão especial que homenageia a atriz Bruna Linzmeyer.

O evento abre o calendário brasileiro do audiovisual, apresentando um panorama do cinema nacional contemporâneo. A curadoria teve coordenação geral de Francis Vogner dos Reis. A comissão de longas-metragens contou com as presenças de Juliano Gomes e Juliana Costa, além de Francis. A de curtas-metragens teve participações de Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha e Rubens Fabricio Anzolin.

OS CURTAS ALAGOANOS

“Phoenix Club” conta a história de Valeriano, que, quando a aposentadoria chega, não sabe o que fazer da vida. Em vez de ficar parado, resolve desafiar convenções e celebrar a vida no decadente Phoenix Club. A obra tem 17 minutos e é dirigida por Gabriela Araújo, que também assina o roteiro ao lado de Jasmelino de Paiva. A produção é da Caranto Media.

“Entre Corpos”, de Mayra Costa
“Entre Corpos”, de Mayra Costa | Foto: Divulgação

Em “Entre Corpos”, de Mayra Costa, o público irá acompanhar a história de uma mulher marcada por traumas e que mergulha em um mundo de colagens e obsessões, transformando imagens de corpos masculinos em um mosaico pessoal. A busca de Vânia por satisfação a leva a seduções violentas e intervenções provocativas. Mayra também assina o roteiro. A produção é da Bagaceira Filmes.

“Cavaram uma cova no meu coração”, de Ulisses Arthur
“Cavaram uma cova no meu coração”, de Ulisses Arthur | Foto: Divulgação

Já premiado em diversos festivais Brasil afora, o curta “Cavaram uma cova no meu coração”, de Ulisses Arthur, tem 24 minutos. A trama gira em torno de uma gangue de adolescentes que, enquanto uma mineradora perfura a terra para extrair sal-gema, planeja quebrar a máquina responsável pelos tremores e afundamento do solo. O filme retrata o drama vivido por mais de 60 mil maceioenses, que tiveram que deixar suas casas após o afundamento do solo causado pela Braskem na capital alagoana.

Relacionadas