CINEMA ALAGOANO
Em Maceió, Otávio Müller grava filme que leva obra de Lêdo Ivo ao cinema
Inspirado no livro 'Ninho de Cobras', longa ‘Praia da Avenida’ conecta a capital do passado com a do presente


O ator Otávio Müller esteve em Maceió na semana passada para dar vida ao professor Serafim em Praia da Avenida, longa-metragem que resgata a obra do escritor Lêdo Ivo e celebra a capital alagoana. A produção, dirigida por Wagner Sampaio, revisita a cidade narrada no romance Ninho de Cobras, conectando passado e presente em um olhar cinematográfico sobre cultura, identidade e transformação social.
Müller, que já havia trabalhado no estado durante as filmagens de Deus Ainda é Brasileiro, último filme de Cacá Diegues, destacou a alegria de retornar a Alagoas. “Quando estive aqui para filmar, conheci uma galera incrível e fiquei com vontade de voltar. Agora, estou interpretando um personagem que, assim como eu, não é alagoano, mas se sente parte dessa cidade”, afirmou o ator.
O filme mergulha na atmosfera da Maceió de Lêdo Ivo, com locações emblemáticas e cenas que remetem às narrativas do escritor, incluindo uma adaptação de um trecho onde o professor Serafim observa um estrangeiro degustando um caldinho de sururu no Porto de Maceió. A homenagem se estende também à cultura alagoana, com um elenco composto por artistas locais como Chico de Assis, Arilene de Castro e Klécio Marinho.

“No filme faremos uma adaptação dessa passagem do livro. A cena será uma festa de um deputado, no bairro de Jaraguá. Além de homenagear um patrimônio imaterial do estado, que é o Sururu, estaremos homenageando mais uma vez Lêdo Ivo, que tanto apreciava um bom caldinho”, explica o diretor.
Além de explorar a cidade e suas transformações, Praia da Avenida promete ser um marco no cinema alagoano, com um enredo que mistura questões sociais contemporâneas, romances e tramas envolventes. A produção é assinada pela VTK Produções, com direção de fotografia de Gerson Barros e direção de arte de Milena Leão.
Na aclamada obra de Lêdo Ivo, uma raposa percorre as ruas de Maceió e aborda detalhes de uma sociedade envolta em conflitos sociais e políticos da época. A proposta do filme é vislumbrar vidas que se cruzam no universo da singularidade de cada indivíduo.